Heresias: paulicianos, cátaros, albigenses, bogomilos
Por Alexandros BenettosOs movimentos possuíam caráter filosófico e teológico, pois questionavam em torno da natureza humana e divina de Cristo, da Trindade e de outros dogmas cristãos.
Uma das principais ameaças ao poder “sagrado”, das Igrejas dominantes , era o Racionalismo. Essa corrente filosófica, que tem como prioridade a razão, tornou-se um poderoso mecanismo de contestação à autoridade dos padres e a validade da fé. Aos poucos, as heresias tornaram-se movimentos populares que, não só abalavam a religião como também abalavam a ordem social e política vigente.
As principais críticas feitas à autoridade religiosa da época (Igreja de Roma), era de que esta estava a desvirtuar os ensinamentos do cristianismo primitivo, caridade e humildade, por exemplo, visto que a instituição enriquecia por meio da imposição de dogmas e, principalmente, da venda de artefactos religiosos e indulgências, que, garantiriam a salvação de seus compradores.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alexandros Benettos
- ASIN: B077N7D5R5
- Idioma: Português
- Tamanho: 1241 KB
- Nº de Páginas: 61
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Heresias: paulicianos, cátaros, albigenses, bogomilos, escrito por Alexandros Benettos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.