A terceira edição de Opala & Cia Especial Evolução Ano a Ano aborda o intervalo de 1975 a 1979, período conhecido pelos fãs como a segunda geração do charmoso Chevrolet no mercado nacional. Marcada por grandes novidades, como o surgimento da luxuosa versão Comodoro e da versátil perua Caravan, a segunda metade da década de setenta manteve a política da fábrica, com pequenos aprimoramentos técnicos e estéticos a cada mudança de linha. Mas essa evolução também acabou marcada pelas dificuldades econômicas vividas na ocasião por conta da crise mundial do petróleo. Não foram poucas as tentativas da engenharia da General Motors do Brasil em tornar o Opala um carro cada vez mais econômico para seus proprietários: aumento da taxa de compressão, painel com econômetro, câmbio com 4ª marcha overdrive e até mesmo uma inusitada combinação do Comodoro, modelo topo de linha na ocasião, com motor de quatro cilindros 151-S, foram algumas das soluções que ajudaram o Opala a superar a crise de mercado e também seus concorrentes diretos, sobretudo aqueles equipados com “beberrões” motores V-8. A segunda geração foi marcada ainda pela contínua simplificação dos modelos. A cada ano, acessórios antes de série migravam para a lista de opcionais, cabendo a cada comprador escolher o que desejava e o que podia pagar. Como resultado, temos hoje uma enorme quantidade de exemplares diferentes entre si, cada qual com uma receita, o que muitas vezes gera acaloradas discussões sobre originalidade. Para piorar, é sempre bom lembrar que a fábrica também aceitava pedidos especiais, seja de uma tonalidade que não constava na tabela oficial de cores até configurações que fugiam do padrão anunciado nos folders da ocasião. Prova disso são alguns Comodoro sem teto de vinil, numa época em que, “oficialmente”, a versão obrigatoriamente deixava a fábrica ostentando o componente. Outra curiosidade do período foi o desenvolvimento e o arquivamento do lançamento da versão Diplomata, postergada para a terceira geração, lançada em 1980. Com isso, o Comodoro acabou relegado a um modelo menos luxuoso em seus últimos anos como tipo de linha da família Opala, demonstrando um claro erro estratégico da fábrica. Por fim, agradeço novamente à diretoria técnica do Opala Clube de São Paulo, que mais uma vez colaborou com este grande desafio que é resgatar e contar a trajetória evolutiva de um clássico que continua a mexer com o imaginário de muita gente.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): On Line Editora
- Tamanho: 115793 KB
- Nº de Páginas: 84
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Guia Histórico – Opala & Cia Ed.03, escrito por On Line Editora. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.