Gestão Pedagógica em Foco: Percepções de Educadores e Educandos da EAD sobre a Realidade Educacional
Por Edgar Marçal Esta publicação do Instituo UFC Virtual reúne uma parte substancial do que foi produzido pelos alunos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará – Turma 2012.
Na primeira parte do livro – Avaliação da Aprendizagem – encontram-se artigos que reforçam a importância da avaliação escolar como componente pedagógico importante para o processo de ensino e de aprendizagem. Na segunda – Coordenação Pedagógica – são apresentados estudos mais específicos acerca da função que desempenha na escola o coordenador pedagógico, destacando o acompanhamento do planejamento, a execução do projeto pedagógico e os resultados das avaliações. A terceira parte – Educação e Tecnologias – propõe reflexões acerca do desafio de incluir a tecnologia no processo educativo destacando o papel do coordenador pedagógico como principal articulador da formação continuada na escola e como este pode contribuir para a inserção as novas tecnologias no currículo escolar e na prática docente. A quarta e última parte – Indisciplina, Família e Escola – apresenta trabalhos que investigaram como a indisciplina na escola pode tornar-se um fator negativo para o processo ensino-aprendizagem, identificando possíveis motivos geradores da indisciplina na escola, a partir da análise de fatores do contexto escolar e familiar que podem interferir nas relações disciplinares da escola.
Na primeira parte do livro – Avaliação da Aprendizagem – encontram-se artigos que reforçam a importância da avaliação escolar como componente pedagógico importante para o processo de ensino e de aprendizagem. Na segunda – Coordenação Pedagógica – são apresentados estudos mais específicos acerca da função que desempenha na escola o coordenador pedagógico, destacando o acompanhamento do planejamento, a execução do projeto pedagógico e os resultados das avaliações. A terceira parte – Educação e Tecnologias – propõe reflexões acerca do desafio de incluir a tecnologia no processo educativo destacando o papel do coordenador pedagógico como principal articulador da formação continuada na escola e como este pode contribuir para a inserção as novas tecnologias no currículo escolar e na prática docente. A quarta e última parte – Indisciplina, Família e Escola – apresenta trabalhos que investigaram como a indisciplina na escola pode tornar-se um fator negativo para o processo ensino-aprendizagem, identificando possíveis motivos geradores da indisciplina na escola, a partir da análise de fatores do contexto escolar e familiar que podem interferir nas relações disciplinares da escola.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Edgar Marçal
- Tamanho: 548 KB
- Nº de Páginas: 316
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Gestão Pedagógica em Foco: Percepções de Educadores e Educandos da EAD sobre a Realidade Educacional, escrito por Edgar Marçal. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.