Gestão Educacional no Contexto da Territorialização
Por Ismael Bravo A Gestão Escolar impõe-se, gradativamente, pautada em dimensões relativas à Gestão Democrática, à Gestão Pedagógica, à Gestão de Pessoas, à Gestão de Serviços de Apoio aos Recursos Físicos, Financeiros e aos Resultados do Trabalho Colegiado, na busca pela utilização e otimização dos recursos disponibilizados para a execução dos planos federal, estadual e municipal de educação.
Para promover a integração e participação na Gestão Escolar, visando uma maior motivação dos alunos, é preciso considerar as condições sociopolíticas e econômicas em que eles e sua escola estão inseridos. A estratégia, por excelência, para a promoção da qualidade do ensino está na participação da sociedade comprometida com a democracia, o que possibilita enfrentar as desigualdades econômicas, políticas e culturais.
A formulação de políticas educacionais deverá, também, levar em conta aspectos como a conurbação, que se constitui do encontro entre duas ou mais cidades; a favela, formada pelo conjunto de habitações construído de forma irregular em locais sem infraestrutura social básica; a periferia, contorno indicativo da delimitação geográfica, pelo conjunto de bairros distantes do centro urbano de uma cidade, e as áreas de transição faixas territoriais em que não há uma homogeneidade na definição dos aspectos sociais, econômicos e culturais. A inquietude do tema surge pela desatualização das bibliografias, no universo educacional, ao contextualizar o espaço geográfico e, em especial, para a gestão das políticas públicas educacionais.
Para melhor compreender o modo como a sociedade civil organizada trata a educação local, traz-se, à luz da realidade metropolitana, a relação existente entre a educação e a comunidade, considerando o modo como ocorreu o processo educativo, ao longo dos anos, e as características sociais, políticas e econômicas da região, de modo que fundamentem a necessidade de uma política pública educacional calcada na realidade territorial.
Para promover a integração e participação na Gestão Escolar, visando uma maior motivação dos alunos, é preciso considerar as condições sociopolíticas e econômicas em que eles e sua escola estão inseridos. A estratégia, por excelência, para a promoção da qualidade do ensino está na participação da sociedade comprometida com a democracia, o que possibilita enfrentar as desigualdades econômicas, políticas e culturais.
A formulação de políticas educacionais deverá, também, levar em conta aspectos como a conurbação, que se constitui do encontro entre duas ou mais cidades; a favela, formada pelo conjunto de habitações construído de forma irregular em locais sem infraestrutura social básica; a periferia, contorno indicativo da delimitação geográfica, pelo conjunto de bairros distantes do centro urbano de uma cidade, e as áreas de transição faixas territoriais em que não há uma homogeneidade na definição dos aspectos sociais, econômicos e culturais. A inquietude do tema surge pela desatualização das bibliografias, no universo educacional, ao contextualizar o espaço geográfico e, em especial, para a gestão das políticas públicas educacionais.
Para melhor compreender o modo como a sociedade civil organizada trata a educação local, traz-se, à luz da realidade metropolitana, a relação existente entre a educação e a comunidade, considerando o modo como ocorreu o processo educativo, ao longo dos anos, e as características sociais, políticas e econômicas da região, de modo que fundamentem a necessidade de uma política pública educacional calcada na realidade territorial.
Características do eBook
- Autor(a): Ismael Bravo
- ASIN: B0CDNYL396
- Editora: Alínea
- Idioma: Português
- Tamanho: 815 KB
- Nº de Páginas: 155
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Gestão Educacional no Contexto da Territorialização, escrito por Ismael Bravo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.