Gerenciando riscos ergonômicos em diferentes cenários
Por Symone MiguezA perspectiva macroergonômica na gestão dos riscos ergonômicos, facilita a implementação das melhorias ergonômicas, uma vez que esta metodologia estimula o envolvimento de uma equipe multidisciplinar na identificação e gestão de riscos ergonômicos, e o desenvolvimento de soluções ergonômicas práticas de uma forma sistemática. A macroergonomia foi o fundamento desta tese de doutorado e demonstrou que é possível aplicá-la no Brasil e em qualquer empresa no mundo. Uma equipe multidisciplinar deve ser envolvida na identificação e gestão dos riscos ergonômicos, e no desenvolvimento de soluções ergonômicas práticas de uma forma sistemática.
Este livro está organizado da seguinte forma:
CAPÍTULO 1
Apresenta um panorama da literatura, potencial de uma abordagem macroergonômica e da ergonomia participativa. Traz conceitos importantes de ergonomia, como a maturidade ergonômica.
CAPÍTULO 2
Examina os riscos ergonômicos e alerta para que tais riscos não sejam incluídos nos grupos homogêneos de exposição (GHE). Também traz uma pesquisa que demonstra a falta de entendimento comum, sobre o tópico GHE e ergonomia e a falta de consenso dentre os profissionais da área saúde, segurança e meio ambiente.
CAPÍTULO 3
Aborda a gestão da ergonomia e demonstra a importância do envolvimento da gerência e de outros representantes da empresa no comitê de ergonomia. Também propõe novas abordagens que integram o trabalhador e diversas áreas da empresa envolvidas no trabalho, de modo a garantir o sucesso da implementação dos programas de ergonomia.
CAPÍTULO 4
Demonstra que funcionários que realizam uma mesma tarefa podem adotar posturas e formas de trabalho diferentes. Tais diferenças podem ter impacto positivo ou negativo nos riscos ergonômicos, o que pode comprometer a saúde do trabalhador e a qualidade do processo produtivo. Por isso, é importante estudar o comportamento individual durante o trabalho e não somente implementar melhorias gerais.
CAPÍTULO 5
Apresenta soluções ergonômicas bem-sucedidas, usando ergonomia participativa para eliminar e evitar lesões musculoesqueléticas. Este capítulo também defende que o programa esteja ligado a outras iniciativas da empresa, como Lean Manufacturing, que é uma característica da abordagem macroergonômica.
CAPÍTULO 6
Traz uma avaliação global desta tese de PhD, cuja pergunta de pesquisa refere-se aos desafios enfrentados ao se lidar, na prática, com os riscos ergonômicos em diferentes ambientes industriais. Esse capítulo também demonstra que abordagens de mais de 20 anos, chamadas macroergonomia e ergonomia participativa, ainda são válidas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Symone Miguez
- ASIN: B08PP2YF13
- Editora: Symone Miguez
- Idioma: Português
- Tamanho: 6124 KB
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Gerenciando riscos ergonômicos em diferentes cenários, escrito por Symone Miguez. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.