FreeRTOS como base para programação multiplataforma (Segunda Edição): Com Arduino e STM32
Por Max BackO livro apresenta um estudo sobre sistemas operacionais de tempo real e de plataformas de desenvolvimento de programação multitarefa com RTOS, com um enfoque da definição e implementação visando reaproveitamento de código e portabilidade entre plataformas de hardware.
segunda edição
Observação sobre a segunda edição: Embora o carater do apresentado na primeira edição seja mais teórico, apresentando bases teóricas e uma proposta de arquitetura multiplataforma como objetivo, alguns leitores sentiram falta de maiores exemplificações em código fo freeRTOS, como se (para a expectativa deste leitores) o livro terminava quando parcecia que deveria começar para valer.
Reforço aqui que se você quer aprender a programar com o freeRTOS propriamente, pode ser bom ler os manuais ou livros como o meu, disponibilziado em forma eletrônico na amazon do Brasil.
No entanto, nesta segunda edição trechos de código que existem eu meu livro sobre freeRTOS no Arduíno serão foram adicionados e a assim o leitor terá em mãos um livro com maior valor agregado, algo como um “dois em um”. Está adição foi inserida no capítulo intitulado Conhecendo melhor o freeRTOS e ira abordar, de forma maiis nformal, os seguintes tópicos:
• Trabalhando com tasks
• Trabalhando com semáforos
• Filas de dados
• Notificação entre tasks
• Temporizações por software
Caberá ao leitor interessado por as mãos a obra e criare seus próprios códigos com base neste ou ainda inspecioná-los, compreeendendo melhor a utilidade deste RTOS como base para uma codificação mais robusta e independnete de platafortma para suas aplicações e sistemas embarcados.
A base teórica para sistemas embarcados e sistemas operacionais, assim como a escolha do freeRTOS é apresentada, contribuindo muito para aqueles que não tem familiaridade com estes conceitos.
Explicações sobre as duas plataformas (Arduíno e STM32) introduzem a escolha do kit de desenvolvimento STM32F411E-Discovery da ST Microeletronics e a montagem de hardware baseado no Arduino Mega, que teria os mesmos recursos de hardware.
Utiliza-se também, em ambas as plataformas, o módulo WiFi ESP8266 a Espressif, amplamente utilizado em projetos makers e profissionais. A integração com esta é feita através de comandos AT, implementado nas duas plataformas.
Com este módulo, leituras de giroscópio lidos dos sensores presentes nos dois hardwares (chamados aqui de plataformas), são enviadas via comandos GET HTTP para um servidor com PHP, que salva os dados em arquivos em disco (mas poderia ser um banco de dados relacional, NOSQL, etc).
Um script simples é adicionada neste livro, como exemplo de um cenário inicial de exemplo que pode ser trocado para outros protocolos para IoT, por exemplo.
O valor deste livro é que ele mostra o uso de multitarefas e de APIS do RTOS como base para possibilitar a implementação de código mais genérico, separando a parte específica de plataforma daquela que independente do hardware, por definir as ações que são desejadas e não a forma como este hardware ou aquele irá implementá-lo.
O código ilustrativo é apresentado, compondo aproximadamente 4/5 da quantidade de página e tem o valor de não deixar o leitor sem verificar como se poderia implementar estes sistemas multiplataforma em suas aplicações.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Max Back
- ASIN: B08J5L3X82
- Idioma: Português
- Tamanho: 10608 KB
- Nº de Páginas: 746
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro FreeRTOS como base para programação multiplataforma (Segunda Edição): Com Arduino e STM32, escrito por Max Back. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.