Frau Rosamund Heller: A fabulosa Madame Rute

Por António Laginha
Baixar Frau Rosamund Heller: A fabulosa Madame Rute pdf, epub, mobi, eBook
Quando Ruth Asvin (Torgau, 1897 – Lisboa, 1988) chegou a Lisboa, vinda de Berlim e acompanhada de um reduzido grupo de bailarinas, para cumprir um contrato de intérprete de dança em Portugal – provavelmente a meio do ano de 1931 – não deve ter cogitado vir a tornar-se professora num país que pouco ou nada lhe dizia…

Apesar de haver muita gente a dançar o panorama do ensino, na altura, era muito pouco estimulante. Basicamente, as escolas de “movimento” (menos más) estavam situadas na capital e o número de bailarinos profissionais portugueses – formados no país, invariavelmente, com professores estrangeiros que viviam em Portugal ou estavam de passagem – era muito reduzido. (…)

Quis o destino que Ruth tenha chegado a terras lusas no turbulento ano de 1931, apelidado “o anos de todas as revoltas”, e meses antes de Salazar ter chegado à presidência do Conselho de Ministros, de onde só viria a sair em 1968. (…)

Nada alheia à situação socioeconómica e política da Península Ibérica, já cá vivia a espanhola Carmen Pombo (posteriormente, de Brito, por casamento) que abrira uma escola, em 1924, em Lisboa. Bem mais ancorada no acaso foi a vinda da grega (nascida na Turquia) Anastacia – conhecida por Sosso – Dukas (1911-1996) que aportou à capital portuguesa, tal como Ruth, no ano de 1931, vinda de Genebra. Esta jovem artista veio, justamente, para substituir Cecil Kitkat que abandonara Portugal e atravessara o Atlântico para ensinar no Carnegie Institute of Technology, nos Estados Unidos da América.

As três “mesdames lisboetas” ficariam para a história da nossa Dança, respectivamente como Madame Rute, Madame Britton e Madame Schau. Se bem que, diga-se em abono da verdade, o seu peso e influência foram muito diversos. No que concerne a registos escritos sobre a dança da época, sabe-se que Carmen, nascida em Madrid em 1880, faleceu em Lisboa por volta de 1963 não sem antes nos deixar umas muito “pitorescas” páginas da sua vida. O percurso da segunda – que se casou em Lisboa com um súbdito alemão – foi registado em livro, só em 2011, numa obra biográfica da autoria do seu filho, Peter Schau.

Só faltava, pois, para completar este (inusitado) triângulo, um estudo sobre a vida e obra da alemã Rosamunde Heller.

A fabulosa Madame Rute.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): António Laginha
  • Tamanho: 4405 KB
  • Nº de Páginas: 152
  • Idioma: Português
  • Categoria: Biografias de Artistas, Arquitetos e Fotógrafos

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Frau Rosamund Heller: A fabulosa Madame Rute, escrito por António Laginha. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.