FLOYD PATTERSON: VIDA E CARREIRA DO CAVALHEIRO DO BOXE
Por Antonio Carlos NovaisO meio-pesado de 1,80 m deixou um recorde de 55 vitórias, 8 derrotas e 1 empate, sem falar na medalha de ouro olímpica e em vários prêmios amadores. Ele ganhou o título dos pesos pesados duas vezes, derrotando Archie Moore e o sueco Ingemar Johansson; ele também o perdeu duas vezes, para Johansson também, e para Sonny Liston.
Mas sem grandes vitórias contra lendas com poder de estrela como Muhammad Ali, George Foreman e Joe Frazier, Patterson foi relegado menos à memória por ser um grande campeão e mais por ser importante. Mais tarde, Patterson deixou o ringue, mas não o esporte em si, servindo por dois mandatos como presidente da Comissão Atlética do Estado de Nova York.
Depois de nocautear Archie Moore em 1956, Patterson se tornou o campeão mundial dos pesos pesados mais jovem de todos os tempos, aos 21 anos. Seria necessário mais 30 anos até que Mike Tyson assumisse e ainda mantivesse essa distinção após derrotar Trevor Berbick como um explosivo jovem de 20 anos.
Sua personalidade e comportamento não poderiam ser mais diferentes dos de seu contemporâneo mais notório, o impetuoso e franco Muhammad Ali. Os dois se enfrentaram em 1965 e em 1972, com Ali saindo vitorioso nas duas vezes.
Patterson ganhou destaque como um pequeno peso pesado que exibiu notável velocidade e força. Escolhido e treinado pelo famoso Cus d’Amato , ele empregou o estilo ‘esconde-esconde’ de boxe, que levantava as luvas para uma proteção mais efetiva do rosto.
Sacudindo-se e ziguezagueando para atrapalhar o tempo de um oponente, ele costumava se agachar e saltar de um ângulo baixo com uma combinação de socos ou saltar com um cruzado de esquerda letal. Três décadas depois, esse estilo seria usado por outro protegido de Cus D’Amato, Mike Tyson .
Rápido, forte e inteligente, Patterson não hesitou em esmurrar seus rivais, mas também demonstrou um respeito incomum. Quando ele deu um nocaute contra Johansson em seu terceiro e último confronto, ele beijou o sueco na bochecha, dizendo mais tarde “Foi minha expressão de admiração por um homem que lutou bem contra mim”.
Fiel ao seu legado, Floyd Patterson foi um boxeador cavalheiro. Ele morreu em 2006 com 71 anos.
Nesse e-book falamos sobre sua carreira, sua personalidade gentil e incompatível com o esporte que praticava e também os motivos que o levaram a se separar de seu mentor Cus D’Amato.
Te desejo uma ótima leitura!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): ANTONIO CARLOS NOVAIS
- ASIN: B094HH57RL
- Idioma: Português
- Tamanho: 431 KB
- Nº de Páginas: 42
- Categoria: Esporte e Lazer
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro FLOYD PATTERSON: VIDA E CARREIRA DO CAVALHEIRO DO BOXE, escrito por ANTONIO CARLOS NOVAIS. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.