FIM DO MUNDO E LINDEIROS: romance do rio e da viração
Por José Dalmo de Souza– Se aprochegue, haragano. Tome um mate com nós. Tombém acabamo de chegar…
Agradeceu, aceitando o tratamento de teatino. Amarrou o flete e sentou-se no fim da fila, logo antes do que estava com a cuia na mão. A roda do mate anda pelo lado da mão braba, a que oferece a cuia. O Pai Nosso. Mas o próximo na fila, enchendo a cuia com a água da cambona que descansava ao lado da fogueira improvisada, ofereceu o mate, quebrando o mandamento. Ninguém se importou e ele não agradeceu. Pelo menos, não de uma maneira que pudesse soar como formal. Assim, não agradecia a cuia e, sim, a deferência. Ficaram no ar, como as coisas que os gatos acompanham, o convite à amizade pelos caturritas e a aceitação pelo haragano.
– De onde vem o haragano ainda? questionou o que lhe entregou a cuia. Das bandas do norte, esclareceu escondendo, sem dar muitos detalhes, na verdade quase informação alguma. O que seria das bandas do norte?
– Para onde se atira? pergunta outra voz de dentro do fogo. Ele aponta a Picada.
– O haragano é como passarinho na muda, observou um outro, com um misto de hostilidade na voz e mágoa no rosto.
Caturritas e cruzeiras.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José Dalmo de Souza
- ASIN: B0BC22DSYG
- Idioma: Português
- Tamanho: 955 KB
- Nº de Páginas: 126
- Categoria: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro FIM DO MUNDO E LINDEIROS: romance do rio e da viração, escrito por José Dalmo de Souza. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.