A sociedade de Vila Bérgamo, majoritariamente de origem italiana, tinha tradições arraigadas, costumes de seus ancestrais, nos quais a religiosidade, a moral e os bons costumes ditavam as ordens. As famílias deviam casar os filhos de maneira a manter a estirpe, a linhagem, de modo que o marido tivesse condições de sustentar a família, ter suas terras, seu gado, sua plantação; a esposa, deveria ser prendada, trabalhadora, boa cozinheira, excelente parideira e econômica, se viesse de família rica, melhor ainda. Os negros — reproduzindo a tradição de um país escravocrata — tinham seus filhos com outros negros, ou então, como no caso de Filomena, as mulheres negras — empregadas nas casas das famílias — eram estupradas e vilipendiadas por homens brancos — geralmente filhos de grandes agricultores — resultando em filhos bastardos, que passaram a compor a massa de mestiços da região.
É nesse cenário de luta e discriminação, de vozes silenciadas pela opressão de raça, de gênero e de classe, que as lembranças de Filomena são contadas. O autor consegue conduzir o leitor a uma incrível imersão pela narrativa do texto, embalado por músicas e acontecimentos históricos, onde é possível perceber as dores, as angústias, as superações e as alegrias de Filomena. É um livro lindo e necessário, que pode ser sentido e vivenciado do início ao fim!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Estevan Casanova
- ISBN-10: 6599388833
- ISBN-13: 978-6599388835
- ASIN: B09BQYXL7B
- Editora: Palma da Mão
- Idioma: Português
- Tamanho: 4111 KB
- Nº de Páginas: 439
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Filomena, escrito por Estevan Casanova. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.