Fazer o bem e evitar o mal: A lei natural: resposta ao relativismo moral

Por Eder Luis Monegat

Sobre o livro

Sendo a lei natural no ser humano base para a conservação da vida, a procriação da espécie e a vivência em sociedade, seu estudo se torna fundamental na filosofia.

De modo particular, o estudo da lei natural em Santo Tomás de Aquino mostra uma considerável síntese na Idade Média e abre várias reflexões para o pensamento atual. Dentro da filosofia, sabemos a importância da ética e da antropologia.

Estas matérias refletem sobre a base do comportamento humano, partindo da interioridade até seus atos externos. Além do mais, no atual estudo, mostra-se a finalidade do ser humano, que criado com alma e corpo, tende a um comportamento ético no mundo.

A racionalidade mostra um diferencial dentro das criaturas que integram a criação.

Uma leitura adequada da lei natural, sobretudo nos primeiros princípios, leva a uma melhor compreensão dos mandamentos de Deus, que foram colocados no coração do ser humano. Seguindo esses mandamentos, através do uso devido da liberdade humana, geram-se direitos e deveres que o ser humano está orientado a seguir.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores