Fazendas Paulistas do Ciclo do Café: 1756–1928
Por Candida de Arruda Botelho“A história do café no Brasil é muito rica. São trezentos anos de aplicação dos mais competentes homens e mulheres de que o país dispunha. Foram dezenas de gerações de trabalhadores rurais que, além de tirarem seu sustento da terra, empregaram, vestiram e construíram casas e colônias para os que trabalhavam nas lavouras e produziram uma enorme riqueza para o país, alavancando outros setores socioeconômicos.
Este livro documenta, para a história da cafeicultura e do trabalho rural na nossa terra, o que foi essa época, ressaltando o carinho caprichoso com que os cafeicultores cuidavam das suas fazendas, onde sempre praticaram, e ainda praticam a agricultura nestes três séculos – e elas continuam produtivas e bem zeladas. Tanto, que se tornaram verdadeiras escolas técnicas para milhares de produtores rurais, que mais tarde seguiram para outras regiões, trabalhando e construindo conforme o que apreenderam nas velhas fazendas de café. Transformaram o Brasil nessa potência produtora de alimentos, aprimorando as técnicas e cuidando da conservação do solo e da produção sustentável, e das boas condições dos nossos trabalhadores rurais.
As fazendas paulistas de café foram a seqüência das velhas fazendas do Estado do Rio de Janeiro, e começaram em São Paulo pelo vale do rio Paraíba, depois se espalharam pelos arredores de Campinas, e dali para o norte e oeste do Estado. Nesse percurso, foram criadas cidades, escolas, rodovias, ferrovias e usinas hidrelétricas. Nada se equiparava à agricultura tropical brasileira: era um modelo de organização empresarial agrícola, o que a destacou como uma das mais evoluídas e modernas do mundo. Posição que orgulhosamente mantemos até os dias de hoje, e remetemos, com orgulho, ao futuro.
Trata-se, portanto, de um documento histórico para divulgação e coleção de todos aqueles que estudam ou cultuam as nossas tradições rurais.”
Roberto Rodrigues
(Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006)
Candida de Arruda Botelho, é uma personalidade comprometida com a preservação da história brasileira. Nestes 34 anos na diretoria da Editora Árvore da Terra – Projetos Culturais, foi além do propósito editorial, tornou-se autora e pesquisadora de realidades históricas tão envolventes, que não seria possível mantê-las em anonimato. Através da criação de projetos culturais de sucesso, entrega para sociedade, valiosos livros, exposições, encontros culturais, oficinas e outros trabalhos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Candida de Arruda Botelho
- ASIN: B08933XRT4
- Editora: Árvore da Terra
- Idioma: Português
- Tamanho: 27076 KB
- Nº de Páginas: 294
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Fazendas Paulistas do Ciclo do Café: 1756–1928, escrito por Candida de Arruda Botelho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.