FANTASMAS NUM VELHO CRONOVISOR: Coletânea na linha alternativa de A ÉTICA DA TRAIÇÃO (PAX PARAGUAYA)
Por Gerson Lodi-RibeiroBem-vindos à linha histórica alternativa PAX PARAGUAYA e, mais especificamente, à
Fantasmas num Velho Cronovisor. Essa coletânea foi organizada com o pensamento nos leitores que sempre se perguntaram o que teria acontecido ao protagonista de “A Ética da Traição” após o desenlace da trama exibida naquela noveleta, e um outro pensamento nos leitores que gostaram daquela narrativa – publicada originalmente há três décadas na edição derradeira da versão brasileira da Asimov’s – e gostariam de matar as saudades.Aqui, a Armada Imperial sofreu uma derrota fragorosa na Batalha Naval do Riachuelo. Esse ponto de divergência permitiu que os paraguaios recebessem armas, navios e munição já contratados no exterior e, mais importante, aliados das províncias argentinas de Corrientes e Entre-Rios, bem como da República da Banda Oriental do Uruguai. A maré da Guerra da Tríplice Aliança vira e o Império do Brasil é derrotado numa sucessão de batalhas terrestres e navais.
Esta coletânea apresenta quatro narrativas bem diferentes entre si: a noveleta de passado alternativo “Crimes Patrióticos”; a noveleta de presente alternativo “A Ética da Traição”; uma noveleta “Passado Diáfano”, cuja ação se passa duas décadas no passado; e o conto curto de presente alternativo “E Se o Brasil Houvesse Vencido a Guerra do Paraguay?”.
***
“Crimes Patrióticos” é uma crônica de guerras perdidas: uma narrativa em que dois militares de nacionalidades diferentes, veteranos de derrotas em dois conflitos bastantes distintos que se defrontam durante o Atentado da Quinta da Boa Vista em pleno verão carioca de janeiro de 1873. Um enredo repleto de reminiscências amargas e alguma nostalgia sobre a inutilidade final das guerras que abalaram tanto nossa linha histórica quanto essa linha alternativa na segunda metade do século XIX.
“A Ética da Traição” mostra o drama de um grande cientista brasileiro, Prêmio Nobel de Física, dividido entre a lealdade à sua pátria e o impulso para fazer o que é necessário na tentativa de impedir que seu mundo se transforme numa “Terra de Pesadelo”: o nosso mundo. Toda a ação se desenrola durante umas poucas horas a bordo da barcaza fluvial nuclear
Espírito Santo, numa trama em que ninguém é exatamente o que tenta aparentar à primeira vista.“Passado Diáfano” mostra os primeiros anos do cientista fugitivo supracitado na Gran República del Paraguay, seu papel como pioneiro da cronovisão e como o desenvolvimento das técnicas de observar e registrar eventos pretéritos com precisão impacta a sociedade global terrestre e a própria história humana na virada para o terceiro milênio; época em que antigas certezas se dissolvem e crenças milenares se desmancham em pleno ar.
Em “E Se o Brasil Houvesse Vencido a Guerra do Paraguay?”, o protagonista das duas noveletas anteriores resolve conceder entrevista a um holonoticiário brasileiro, atitude que o leva a se defrontar com as consequências de seus atos passados.
Enfim, sintam-se à vontade na PAX PARAGUAYA. Bom mergulho!
Características do eBook
- Autor(a): Gerson Lodi-Ribeiro
- ASIN: B0CC6J61KN
- Editora: Gerson Lodi-Ribeiro
- Idioma: Português
- Tamanho: 5760 KB
- Nº de Páginas: 199
- Categoria: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro FANTASMAS NUM VELHO CRONOVISOR: Coletânea na linha alternativa de A ÉTICA DA TRAIÇÃO (PAX PARAGUAYA), escrito por Gerson Lodi-Ribeiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.