EXPERIÊNCIAS TEÓRICO–DIDÁTICAS NA (TRANS)FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO DE COVID–19

Por Fernanda Silva Veloso
Baixar EXPERIÊNCIAS TEÓRICO–DIDÁTICAS NA (TRANS)FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO DE COVID–19 pdf, epub, mobi, eBook
A oferta de uma disciplina, inicialmente híbrida, na modalidade remota, possibilitou, a todos os atores sociais envolvidos, transformar a própria identidade profissional.
Nesse sentido, nos inserimos neste livro enquanto (trans)formadores de futuros (trans)formadores e, sobretudo, em processo de transformação recorrente – o professor tem de estar sempre em movimento. O desafio que será exposto é de um cenário atípico, em que nós todos – nós todos mesmo! – estamos inseridos e (re)pensando como viver, como fazer, como agir, como lidar, como ensinar etc. Todos nós estamos, de alguma forma e em algum nível, (re)pensando formas de fazer as coisas que fazíamos até então.
E é nesse contexto, sobretudo nesse contexto de ensino e aprendizagem dentro de um curso de (trans)formação de professores, que estamos tentando (re)significar nossas práticas – tanto as nossas, professores, quanto a de vocês, alunos. O fato é que todos estão se (re)significando. E como parte de uma exposição do que acontece no tempo-espaço atual, é que queremos expor a experiência dos alunos em (trans)formação.
Queremos expor a produção e o engajamento dos alunos que participaram desse processo colaborativo, de certa forma experimental, pois no nosso contexto de UFPR esse processo foi acelerado. Mas os alunos o receberam muito bem, com seus progressos, com suas demandas, com suas particularidades, em seus tempos etc., e foram justamente esses fatores que nos motivaram a pensar esta produção.
De acordo com a estrutura que aqui propusemos desenvolver, contamos com o Prefácio escrito por Paula Garcia de Freitas e, nas páginas seguintes a esta apresentação, um texto inicial sobre questões gerais de metodologias de ensino de línguas e tecnologia, redigido por Adriana Brahim, com o objetivo de estabelecer uma relação entre o ensino de línguas e o atual contexto. Na sequência, encontram-se os textos produzidos pelos alunos, que foram selecionados de acordo com a ordem de apresentação dos seminários a distância, a saber: gramática e tradução, audiolingual, abordagem humanista, abordagem por gênero, abordagem por tarefa e abordagem por conteúdo. Ao final, temos os links para o acesso aos vídeos teóricos e didáticos produzidos pelos alunos, bem como as biodatas de todos os envolvidos na elaboração deste livro.
Desejamos que todos os escritos aqui presentes possam atender ao público de estudantes de graduação, de professores de línguas dos mais variados contextos, de pesquisadores com interesse no tema e de todos os que também partilharam e partilham de experiências significativas como as relatadas neste e-book.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Fernanda Silva Veloso
  • ASIN: B08NYTK4KK
  • Editora: Setor de Educação da UFPR
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 2621 KB
  • Nº de Páginas: 119
  • Categoria: Língua, Linguística e Redação

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro EXPERIÊNCIAS TEÓRICO–DIDÁTICAS NA (TRANS)FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO DE COVID–19, escrito por Fernanda Silva Veloso. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.