Excelência Operacional: O desafio da melhoria contínua
Por Ivan Montenegro O livro “Excelência Operacional: o desafio da melhoria contínua” faz um convite à reflexão: O que significa Excelência para você, pessoalmente? E para sua organização, com suas operações complexas? O que seus empregados, parceiros e clientes entendem por Excelência?
Excelência é quase um jargão comercial hoje em dia, um termo empregado sem um entendimento claro e tangível do seu real significado.
Com a 2a edição deste livro, procuro preencher um espaço aberto no campo da conceituação da Excelência, tendo como pano de fundo projetos e operações complexas.
Iniciamos nossa jornada mirando o exemplo daqueles que personificaram, como poucos, o ideal da Excelência: Ayrton Senna, Robert Scheidt, Michael Jordan e Michelangelo, dentre outros.
Excelência, por definição, sugere algo de primeira classe, algo superior, excepcional. Ser excelente é se destacar, ir além, superar expectativas. Remete a um esforço contínuo, em que cada momento é uma oportunidade única de superação, de revelar atitudes que conduzam aos melhores resultados.
Passamos a discorrer sobre as organizações, que volta e meia se encontram em transformação, onde turbulência e velocidade são palavras de ordem. É preciso ser melhor, oferecendo produtos de reconhecida qualidade, a partir de operações de classe mundial.
A busca obsessiva e determinada da Excelência destaca-se como ação indispensável às organizações. Mas essa busca não deve ser um esforço momentâneo. Trata-se de um processo dinâmico e contínuo de mudança, em que cada um contribui para que a organização se torne cada vez melhor e alcance o almejado reconhecimento como excelente.
Ter um objetivo firme em mente é o primeiro passo de uma jornada que deve se traduzir em expectativas, metas e planos. É preciso, sobretudo, método para transformar objetivos em realidade. Uma meta que não seja sustentada por um método leva, frequentemente, ao desestímulo e à frustração.
Os desafios são conhecidos de todos: ser mais competitivo, utilizar bem a capacidade produtiva e buscar ganhos reais de desempenho. Ou seja, gerar valor de forma excepcional e sustentável.
Impossível falar de Excelência sem abordar o papel fundamental da liderança nesse processo de construção de uma nova realidade, que alimente a visão, os sonhos e o ânimo, e faça mover a organização. A liderança é a bússola, ela define o norte e conduz as ações, a partir de valores, planos e prioridades. Mas a liderança é também cheia de mitos, que dominam o imaginário das pessoas. O livro se propõe a buscar a verdade que se encontra por trás deles, e entender como liderança e Excelência se relacionam.
Procuro abordar também a gestão de projetos em seus aspectos fundamentais. Hoje as empresas reconhecem que questões relativas à equipe e ao comportamento estão no cerne do sucesso (ou insucesso) de um projeto. Um projeto de sucesso é o primeiro passo para uma operação de sucesso.
Saúde, segurança e meio ambiente também ganham destaque na abordagem da Excelência. Trata-se de uma questão, inadiável, de ética e respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
A Excelência implica em uma mudança de grande impacto, que afeta valores e práticas de trabalho. É a resposta para uma nova realidade, uma nova demanda, que desafia as organizações. Envolve análise, flexibilidade, agilidade, renovação, sinergia e participação. Um esforço constante para levar a organização a um novo patamar.
Excelência se traduz, enfim, em qualidade, em eficiência aliada à eficácia e, em última instância, em amor pelo que fazemos.
Excelência é quase um jargão comercial hoje em dia, um termo empregado sem um entendimento claro e tangível do seu real significado.
Com a 2a edição deste livro, procuro preencher um espaço aberto no campo da conceituação da Excelência, tendo como pano de fundo projetos e operações complexas.
Iniciamos nossa jornada mirando o exemplo daqueles que personificaram, como poucos, o ideal da Excelência: Ayrton Senna, Robert Scheidt, Michael Jordan e Michelangelo, dentre outros.
Excelência, por definição, sugere algo de primeira classe, algo superior, excepcional. Ser excelente é se destacar, ir além, superar expectativas. Remete a um esforço contínuo, em que cada momento é uma oportunidade única de superação, de revelar atitudes que conduzam aos melhores resultados.
Passamos a discorrer sobre as organizações, que volta e meia se encontram em transformação, onde turbulência e velocidade são palavras de ordem. É preciso ser melhor, oferecendo produtos de reconhecida qualidade, a partir de operações de classe mundial.
A busca obsessiva e determinada da Excelência destaca-se como ação indispensável às organizações. Mas essa busca não deve ser um esforço momentâneo. Trata-se de um processo dinâmico e contínuo de mudança, em que cada um contribui para que a organização se torne cada vez melhor e alcance o almejado reconhecimento como excelente.
Ter um objetivo firme em mente é o primeiro passo de uma jornada que deve se traduzir em expectativas, metas e planos. É preciso, sobretudo, método para transformar objetivos em realidade. Uma meta que não seja sustentada por um método leva, frequentemente, ao desestímulo e à frustração.
Os desafios são conhecidos de todos: ser mais competitivo, utilizar bem a capacidade produtiva e buscar ganhos reais de desempenho. Ou seja, gerar valor de forma excepcional e sustentável.
Impossível falar de Excelência sem abordar o papel fundamental da liderança nesse processo de construção de uma nova realidade, que alimente a visão, os sonhos e o ânimo, e faça mover a organização. A liderança é a bússola, ela define o norte e conduz as ações, a partir de valores, planos e prioridades. Mas a liderança é também cheia de mitos, que dominam o imaginário das pessoas. O livro se propõe a buscar a verdade que se encontra por trás deles, e entender como liderança e Excelência se relacionam.
Procuro abordar também a gestão de projetos em seus aspectos fundamentais. Hoje as empresas reconhecem que questões relativas à equipe e ao comportamento estão no cerne do sucesso (ou insucesso) de um projeto. Um projeto de sucesso é o primeiro passo para uma operação de sucesso.
Saúde, segurança e meio ambiente também ganham destaque na abordagem da Excelência. Trata-se de uma questão, inadiável, de ética e respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
A Excelência implica em uma mudança de grande impacto, que afeta valores e práticas de trabalho. É a resposta para uma nova realidade, uma nova demanda, que desafia as organizações. Envolve análise, flexibilidade, agilidade, renovação, sinergia e participação. Um esforço constante para levar a organização a um novo patamar.
Excelência se traduz, enfim, em qualidade, em eficiência aliada à eficácia e, em última instância, em amor pelo que fazemos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ivan Montenegro
- ASIN: B078LYPWB8
- Editora: Ivan Montenegro/Sobratema
- Idioma: Português
- Tamanho: 16572 KB
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Excelência Operacional: O desafio da melhoria contínua, escrito por Ivan Montenegro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.