Etnomatemaética e Ficções de Si: Um Projeto Etnomatemático
Por Anderson Santos Ao longo de minha história pessoal, Matemática e Ficção foram temas que se entrecruzaram num movimento helicoidal que em muitos momentos imitou a dupla hélice. Esse “DNA” inspirou decisões, pesquisas, trabalhos e ações, e mais uma vez me pego frente a esta imagem.
Esta publicação é uma projeção combinada desta dupla hélice, por trazer em si resultados de minha dissertação de mestrado, que teve a orientação do Prof. Dr. Samuel Edmundo López Bello, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS, associada a estudos posteriores e à prática educativa em dois espaços: a sala de aula, e a assessoria pedagógica institucional na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS. Durante a dissertação, busquei o foco em uma Matemática com práticas voltadas para o que é étnico, para o que é ético, para a prática artista, e para as relações de amizade, numa tentativa de resistência a relações subjetivantes. Ocupei-me com a busca de possibilidades de “composições de si”, uma busca ética de contrapartida ao governo dos corpos. Inspirado em um conceito que nominei “jovens quânticos”, por algum tempo acreditei possíveis essas composições sem perceber que eram apenas outras constituições e, portanto, novas subjetivações. Adianto-me.
Nos anos que se seguiram à defesa da dissertação, dividi meu tempo entre as funções de professor e de assessor pedagógico no município de Porto Alegre. Por estar, em momentos diferentes, em lados diferentes da balança política, estudei na busca fantástica (aqui no sentido de fantasiosa) de equilíbrio. A “Língua Matemática” voltou a ser um foco de pesquisa, trazendo à mesa a História da Matemática e a Filosofia. É a partir deste momento que a dupla espiral torna a movimentar-se. Adianto-me novamente.
Para entender(-me) é preciso retroceder até os últimos dias de pesquisa da dissertação e, a partir daí, ver como e onde os novos movimentos se iniciam. Me acompanhem nesta viagem. E não se surpreendam… há mais personagens nela do que você imagina.
Esta publicação é uma projeção combinada desta dupla hélice, por trazer em si resultados de minha dissertação de mestrado, que teve a orientação do Prof. Dr. Samuel Edmundo López Bello, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS, associada a estudos posteriores e à prática educativa em dois espaços: a sala de aula, e a assessoria pedagógica institucional na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS. Durante a dissertação, busquei o foco em uma Matemática com práticas voltadas para o que é étnico, para o que é ético, para a prática artista, e para as relações de amizade, numa tentativa de resistência a relações subjetivantes. Ocupei-me com a busca de possibilidades de “composições de si”, uma busca ética de contrapartida ao governo dos corpos. Inspirado em um conceito que nominei “jovens quânticos”, por algum tempo acreditei possíveis essas composições sem perceber que eram apenas outras constituições e, portanto, novas subjetivações. Adianto-me.
Nos anos que se seguiram à defesa da dissertação, dividi meu tempo entre as funções de professor e de assessor pedagógico no município de Porto Alegre. Por estar, em momentos diferentes, em lados diferentes da balança política, estudei na busca fantástica (aqui no sentido de fantasiosa) de equilíbrio. A “Língua Matemática” voltou a ser um foco de pesquisa, trazendo à mesa a História da Matemática e a Filosofia. É a partir deste momento que a dupla espiral torna a movimentar-se. Adianto-me novamente.
Para entender(-me) é preciso retroceder até os últimos dias de pesquisa da dissertação e, a partir daí, ver como e onde os novos movimentos se iniciam. Me acompanhem nesta viagem. E não se surpreendam… há mais personagens nela do que você imagina.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Anderson Santos
- ASIN: B08PJ458G1
- Editora: Anderson Santos
- Idioma: Português
- Tamanho: 2573 KB
- Nº de Páginas: 148
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
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