ESSE GOYAZ PROFUNDO… VOLUME VIII (NAS FRONTEIRAS DO TEMPO: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM GOIÁS)

Por BENTO ALVES ARAÚJO JAYME FLEURY CURADO

Sobre o livro

Na saga do fazer feminino nesses longínquos sertões goianos, a sequência da análise da situação da mulher em diversos setores da atividade humana, desde as mais destacadas às mais humildes.

Revela aquelas profissões singelas, relegadas às mãos femininas, como a fabricação de vela de sebo para os lampiões de rua em Vila Boa de Goyaz e iluminação da Casa de Câmara e Cadeia; bem como sabão de bola e quitandas para a própria sobrevivência.

Ainda mulheres em profissões como jornalistas, políticas, colunistas sociais, educadoras, biblioteconomistas. Papeis exercidos ao longo dos séculos em Goiás.

Assim, os autores Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, linguista/geógrafo; Maria Narcisa de Abreu Cordeiro Pires, arquiteta, urbanista, cantora lírica, artista plástica, escultora, ecologista e Maria Paula Fleury Araújo Meireles Lewergger, estudante de arquitetura e pesquisadora apresentam o oitavo volume da série Esse Goyaz profundo, com vistas a continuar a análise do papel da mulher goiana, no enfrentamento das lutas da vida.

Apresentam, assim, as modificações ocorridas na questão da assumência da mulher de seu papel social, as primeiras dificuldades em nível de mundo, Portugal, Brasil e Goiás e as perspectivas lançadas na caminhada feminina na ocupação do real papel no desenvolvimento do Estado de Goiás nesse pórtico dos 300 anos da chegada dos Bandeirantes.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores