Escritoras brasileiras e a literatura juvenil: tensões e representações de gênero

Por Maisa Barbosa da Silva

Sobre o livro

O crescimento da crítica literária feminista no Brasil, desde a década de 1980, vem desvelando os modos distintos de representar as relações e as desigualdades de gênero, mas, também, as diferentes estratégias de resistência, de manipulação, de obediência e de enfrentamento à voz do patriarcado na literatura escrita por mulheres.

Acreditamos, como aponta Toril Moi (1988), que o propósito central da crítica feminista é político: expor as práticas machistas e patriarcais para erradicá-las.

Este livro, então, analisa, na interseção entre a crítica literária feminista e a literatura juvenil, a partir de um corpus de obras literárias escritas por mulheres no período da redemocratização brasileira com o fim da ditadura militar, de que maneira a mulher é representada no que tange aos papéis sociais de gênero.

O propósito é o de compreender como o momento cultural e político no qual as obras são publicadas é inserido nas narrativas, como os papéis sociais de gênero são apresentados e quais são as estratégias de resistência elaboradas pelas personagens frente às múltiplas violências pelas quais passam.

O momento histórico no qual as obras foram selecionados se justifica pelo fato de que, devido ao cenário político, também se iniciava um intenso processo de reinvenção dos papéis sociais de gênero na literatura juvenil escrita por mulheres, que era motivado, também, pela chegada da segunda onda feminista.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores