COMO LER DE FORMA EFETIVA
Como estudante, certamente reconhece que a leitura é uma das principais formas de ensino que os professores e a escola usam para construir e consolidar conhecimentos e experiências. Nesse caso, não se trata de mera leitura, no sentido de passar a vista sobre letras, reter o que der, e deixar o resto para lá. Sabe que na escolaridade a leitura não é facultativa, mas indispensável. E nesse processo obtêm mais benefícios aqueles que souberem ler eficazmente, regulando seu ritmo e garantindo a qualidade dos resultados dessa leitura.
A função do cérebro
Sendo a leitura uma atividade suportada pela cognição, deve se lembrar que uma das funções do nosso cérebro é a análise. Ele trabalha com conexões. Por exemplo, faz conexões entre novas informações com conhecimentos prévios que o estudante tem, as motivações ou objetivos da atividade, as saídas em termos de relevância do conteúdo que está a ler, entre outras conexões. Isso quer dizer, que uma leitura efetiva jamais acontece no isolado. Ela precisa ser conectada com muitos outros elementos.
Muito bem define Borba (2007), leitura é um processo cognitivo, em que muitos fatores estão implicados, formando um todo que possibilita que a leitura aconteça, e a ativação do conhecimento prévio nesse processo, incluindo valores, crenças e atitudes do leitor.
Para que a leitura seja efetiva, isto é, que leve o estudante ao aprendizado profundo, há acções a desenvolver antes, durante e após a leitura. São acções que estimulam a eficiência do cérebro; dão sentido, significado e asseguram a fixação do conteúdo lido. Percebe-se, portanto, que estratégias para ler eficazmente, são essencialmente metacognitivas, no sentido de que, é o próprio estudante que, de forma consciente, decide monitorar e regular o ritmo e a qualidade da leitura. O próprio estudante orienta as suas acções conforme o que pretende obter com a leitura.
Antes da leitura
Antes de começar a ler, muito provavelmente terá à vista um texto, o título e a disciplina curricular a que o texto pertence. Talvez igualmente tenha a contextualização feita pelo professor na aula. Já dá para começar. Defina o que pretende obter dessa leitura. Será um conceito, uma definição; ou serão características, componentes, processos, etc. Você pode colocar isso em forma de perguntas – alguns autores sugerem isso. Por exemplo, o que é… quais são as principais características… ou quais as principais etapas, consequências. Faça como for funcional para si.
Prepare um bloco de notas para registar aspetos essenciais. Também, é ideal que defina certo tempo para a leitura. (Quantos minutos precisa para ler um texto de cerca de 1000 palavras?) Como vê, leitura efetiva pressupõe um pequeno plano. Esse plano lhe ajudará a monitorar a atividade. Mas também servirá de referência para verificar se compreendeu o texto ou não, e se alcançou as metas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Natan Feingold
- ASIN: B08NWJ5KBL
- Editora: Repensar Editores, Lda
- Idioma: Português
- Tamanho: 1403 KB
- Nº de Páginas: 173
- Categoria: Autoajuda
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Escolaridade como projeto, escrito por Natan Feingold. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.