Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem
Por Celso Hiroshi Iocohama O livro apresenta uma visão panorâmica do ensino jurídico, resultado de pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. A proposta é refletir sobre o formato tradicional do ensino jurídico para ressaltar a importância da ação discente, na perspectiva do que se tem tratado sobre pensar as metodologias ativas (já que o foco da aprendizagem é no discente, com o apoio mediador do docente). Para esta perspectiva informativa para a ação docente (com o fito de se compreender a necessidade de um movimento de foco em direção ao aluno), inicia-se o estudo com um levantamento histórico do ensino do Direito no Brasil, abordando, em seguida, indicativos sobre a crise do ensino do Direito em razão da crise pedagógica, onde aborda questões envolvendo a formação pedagógica do professor de Direito, a ausência de perspectiva profissional da sua atuação, o dilema sobre o papel de educador e a ausência da valorização da aprendizagem, além de aspectos envolvendo atitudes arbitrárias e impositivas. Sob o aspecto discente, passa por problemas envolvendo a definição de objetivos pessoais e profissionais, além de problemas de formação. Num terceiro capítulo, o estudo demonstra a estruturação do Curso de Direito em sua forma tradicional e disciplinar, apontando as limitações que o formato tradicional das disciplinas pode produzir na aprendizagem). Num quarto capítulo, trata da aprendizagem e as relações da teoria com a prática, resgatando estudos de Ausubel, além de abordagens sobre a motivação, tratando da aprendizagem significativa como objeto fundamental para o desenvolvimento do ensino jurídico. Por fim, apresenta proposta para a realização do ensino do Direito por meio de paradigmas diferenciados para a ação docente, seja no plano da mediação como na execução da aula expositiva, com ações práticas e destacando a aprendizagem baseada em problemas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Celso Hiroshi Iocohama
- ASIN: B07FK75WDK
- Editora: Celso Hiroshi Iocohama/Instituto Memória
- Idioma: Português
- Tamanho: 6658 KB
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem, escrito por Celso Hiroshi Iocohama. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.