Enciclopédia Mulheres na filosofia

Por Carolina Araújo

Sobre o livro

Filósofas são uma marcante minoria no passado e no presente da filosofia, mas jamais foram ausentes. Elas são, certamente, alvos históricos de apagamento e raramente deixam um legado para outras gerações.

A Enciclopédia: mulheres na filosofia quer questionar a história da filosofia tal como tem sido contada e colocar em discussão o cânone que ela ajudou a consagrar. Quando a historiografia apaga as mulheres e produz uma versão empobrecida e mutilada dessa história, perdemos todos.

Por isso, pretendemos resgatar dos escombros da história não apenas as filósofas brancas e europeias, mas também as negras, do Sul global, africanas, asiáticas, enfim, aquelas que, com suas ideias, nos fazem questionar não apenas o sexismo, mas também o racismo e o eurocentrismo da narrativa hegemônica que nos formou.

Com essa versão mais rigorosa e plural da história da filosofia, ganharemos todos.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores