Empreendedorismo Social e Inovação Social no contexto brasileiro
Por Mari Regina AnastacioMas existem outros aspectos igualmente relevantes. Afigura-se necessário, por exemplo, o realce de fatos históricos que indicam profundas transformações socioeconômicas, sociológicas e, sobretudo, antropológicas e tecnológicas. Eventos aparentemente remotos como o fim da escravidão e movimentos civis mais recentes pela igualdade racial e de gênero – e outros que desatam pessoas das amarras do preconceito – conectam-se com a urbanização do mundo, um planeta adoecido pelas mudanças climáticas e no qual, pela primeira vez, mais da metade de sua população se reúne em grandes cidades. São bilhões de seres humanos com mais acesso à educação e à saúde e também à tecnologia que fornece petabytes de informação e gera conexões globais que fomentam novas ideias e criam ferramentas para solucionar problemas em pequena ou larga escala. Há também a percepção – mais clara que em outras épocas – de que esse mundo gerou algumas pessoas extremamente ricas em uma ponta e um bilhão de seres humanos vivendo em condições de miséria material e cultural na outra extremidade.
É precisamente da relação entre esses e outros temas que emerge o empreendedorismo social, em sua contemporânea complexidade, como movimento transformador amplo, cívico, ético democrático, transversal, descentralizado, inovador e exponencial.
A presente obra, “Empreendedorismo social e inovação social no contexto brasileiro”, chega em um momento oportuno para jogar luz ao tema de uma maneira clara e direta. Momento esse no qual a sociedade clama por mudanças positivas. Se, por um lado, a onda de conservadorismo tende a sufocar a sociedade civil organizada, ao mesmo tempo é uma grande oportunidade para inovar. O empreendedorismo social e a inovação têm papel fundamental nesse contexto.
Mas, afinal, o que define uma inovação social? Essa pergunta é muito pertinente em um mundo cada vez mais tecnológico e que nos faz atrelar a palavra inovação ao uso de novas tecnologias. No campo social, a inovação está relacionada a conceitos, a processos, a estruturas ou a metodologias que enfrentam os desafios do presente, produzindo mudanças positivas no mundo – se apoiando ou não em novas tecnologias. E qual o sentido dessas mudanças? Elas devem buscar superar as desigualdades socioeconômicas, a degradação ambiental e os limites à democracia impostos pela concentração do poder econômico. Por isso, efetivamente inovadoras são as iniciativas que se voltam para o fortalecimento da participação, o que implica responsabilidade; colaboração, o que depende de empatia, transparência e liderança compartilhada; e criatividade, o que demanda descentralização.
Este livro tem a virtude de reunir em uma única publicação esses múltiplos olhares acerca do empreendedorismo social e de suas diversas possibilidades. Além de uma excelente leitura, é uma ferramenta poderosa para quem quer conhecer mais a respeito do campo, empreender e inovar. Diferentes tipos de transformação social requerem diferentes tipos de liderança, de ação e de motivação. Também requerem diferentes interações e sinergias com as políticas públicas e, do mesmo modo, com a iniciativa privada.
Se dermos espaço para o desenvolvimento da empatia, da criatividade e da colaboração, podemos, juntos, viver numa sociedade em que todos se reconheçam como agentes de transformação social positiva. O empreendedorismo social tem papel fundamental nesse percurso e você – leitora e leitor – tem aqui uma valiosa oportunidade de trilhar esse caminho.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Mari Regina Anastacio
- ASIN: B07GPRX6S7
- Editora: PUCPRESS
- Idioma: Português
- Tamanho: 9688 KB
- Nº de Páginas: 381
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Empreendedorismo Social e Inovação Social no contexto brasileiro, escrito por Mari Regina Anastacio. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.