Esses tratados, cuja redação remonta efetivamente ao século II de nossa era, tinham como finalidade fundamentar a memória e inclinar-se à transmissão oral. Havia dois grandes tipos de tratados:
1.Os que se ocupavam do mundo invisível, da alma e seus poderes, ou seja, da Psicurgia e;
2.Os que se ocupavam da aplicação dos poderes da alma na Natureza, ou seja, da Teurgia e da
Alquimia.
Dos primeiros, que são principalmente os filósofos, possuímos alguns fragmentos, de cuja tradução se ocupou inteiramente o estudioso Louis Ménard1. Dos segundos, possuímos uma enorme
1 “Hermès Trismégiste”, de Louis Ménard, em 1 volume.
quantidade de tratados, aos quais de pode chamar apropriadamente de obras de Alquimia. Acredita- se, de maneira geral e coincidente, que a parte prática do Ocultismo chegou à Europa por meio dos árabes. Eles introduziram na Europa as ciências (que eles tinham recebido dos gnósticos que estavam no Egito) muito tempo depois da introdução da Gnose. Bem, a Gnose possuía uma parte mágica. Recordemos os milagres de Apolônio de Tiana, de Simão o Mago e de outros gnósticos célebres, e descobriremos a verdadeira origem desta Filosofia Hermética (origem esta que, à primeira vista, parece tão nebulosa). A Alquimia representa, pois, a via de transmissão da Ciência Oculta no Ocidente. Por esta razão, agora nos ocuparemos dos trabalhos e teorias dos que se intitulam “filhos de Hermes”. A seguir, e de maneira sucessiva, veremos o seguinte:
1.O propósito exotérico dos alquimistas. A Pedra Filosofal. Sua realidade e o que se pode dizer sobre seu preparo.
2.Os textos sobre os quais os alquimistas baseiam suas opiniões filosóficas. A Tábua de Esmeralda e suas aplicações.
3.A explicação das histórias simbólicas que é possível encontrar nos textos de Alquimia.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): salvador Filho
- Tamanho: 2401 KB
- Idioma: Português
- Nº395em Horror
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Em Busca da Pedra Filosofal: Ocultismo e Alquimia, escrito por salvador Filho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.