Este livro apresenta elementos de Didática voltados para o desenvolvimento de habilidades e de competências exigidas na profissão de nutricionista. O livro destina-se a alunos de cursos de graduação em Nutrição. Destina-se também a professores dos cursos da área, que podem eventualmente considerar a leitura e a reflexão acerca do conteúdo do livro como forma de apreciação de suas próprias práticas didáticas.
A partir das Diretrizes Curriculares do MEC para o curso de graduação em Nutrição (Resolução no 5 do CNE/CES, de 7/11/2001) e da Portaria que dispôs sobre o Enade da área de Nutrição de 2019 (Portaria no 509 do INEP, de 31/5/2019) são identificados perfil, conteúdo do curso que os projetos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior devem apresentar e habilidades e competências requeridas do profissional. Depois da descrição de métodos ou técnicas de ensino no capítulo 7, em quadros-resumo, são sintetizadas habilidades e competências que cada método ou técnica potencialmente pode desenvolver ou aprimorar. Desta forma, o docente pode selecionar as abordagens mais indicadas para sua disciplina, levando em conta habilidades e competências que seus alunos precisam exercitar.
São descritos os dezenove seguintes métodos ou técnicas de ensino: Aula Expositiva, Aula de Demonstração de Software, Aula de Demonstração Experimental, Aula Prática em Laboratório de Informática, Aula Prática em Laboratório ou Infraestrutura da Área de Nutrição, Técnica de Perguntas e Respostas, Trabalho em Grupo, Método de Resolução de Problemas, Método de Projetos, Método de Estudo de Casos, Método de Estágio em Empresa, Estudo Dirigido, Fichas Didáticas, Instrução Programada, Sala de Aula Invertida, Exposição Rápida, Gamificação, História da Área de Nutrição e Abordagem Dojô.
Cada abordagem potencialmente possibilita desenvolver ou aprimorar um conjunto de habilidades ou competências. Assim, é feita a associação com habilidades e competências que cada projeto pedagógico dos cursos de graduação em Nutrição precisa desenvolver ou aprimorar nos alunos. Cabe ao professor escolher as abordagens com que deseja trabalhar em dado momento, dependendo do assunto a ser tratado, da competência/habilidade a ser praticada, das condições de ensino que tiver de atender (número de horas-aula, tempo de dedicação dos estudantes) e dos recursos disponíveis (salas de aula, laboratórios, equipamentos, dentre outros).
Na descrição da Aula de Demonstração de Software, os seguintes tópicos são abordados: Bibliotecas virtuais, Bases de imagens e de mapas, Bases de vídeos, Simuladores, Blogs, Redes Sociais Acadêmicas, Plataformas Educacionais, Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Os doze capítulos do livro são divididos em três partes: a primeira, em que é apresentada uma Definição de Didática; a segunda, em que são abordados os Elementos de Didática; e uma terceira, em que são relatadas Experiências Didáticas de grandes professores.
Organização das partes do livro:
Apresentação
Introdução
Parte I – DEFINIÇÃO DE DIDÁTICA
1. Tópicos da Prática Didática
2. Principais eventos históricos relacionados à Didática
Parte II – ELEMENTOS DE DIDÁTICA
3. Ciclo do Trabalho Docente
4. Educação em Diferentes Contextos
5. Planejamento de Ensino
6. Técnicas de Avaliação de Aprendizagem
7. Métodos ou Técnicas de Ensino
8. Tecnologias Digitais na Educação
9. Que é Aprendizagem?
Parte III – EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
10. Grandes Professores – Douglas Lemov
11. Grandes Professores – Salman Khan
12. Grandes Professores – Pierluigi Piazzi
A Título de Conclusão
Referências
Apêndices.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alfredo Braga Furtado
- Tamanho: 1427 KB
- Nº de Páginas: 294
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Elementos de Didática de Nutrição, escrito por Alfredo Braga Furtado. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.