Estão aqui reunidos quarenta e seis artigos escritos desde o ano de 1999, que direta ou indiretamente tratam da gestão democrática na educação.
Estes trabalhos foram publicados em dois volumes I e II com o título de “Gestão democrática na educação” em 1997. Este livro nada mais é que a reunião desses dois volumes, revistos e atualizados. E como essa obra tem também um caráter de História da Educação, encerrarei esse livro com uma pequena análise da educação nos governos de Temer e Bolsonaro no Brasil.
São vinte anos de reflexões, em busca de respostas para as questões metodológicas, técnicas, didáticas, ferramentais e de políticas públicas.
Uma escola com menos interação e mais interatividade, com menos reflexo e mais reflexão. Uma escola interdisciplinar de fato. E acima de tudo inclusiva, com o objetivo de diminuir a distância entre as classes sociais.
E pode-se vislumbrar essa utopia com a alta velocidade, cada vez maior, da informação, da comunicação, em um mundo conectado com ampla sincronicidade.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em termos filosóficos, não difere da filosofia da Escola Nova. O discurso é o mes-mo, com novos métodos, técnicas e ferramentas. O que não muda na escola é a estrutura de tempo e espaço responsável pela manutenção da pedagogia do “senta, fica quieto e copia”, que é de interesse político, que se formem pessoas passivas, obedientes, disciplinadas, dóceis, e sem capacidade criativa.
Contudo a clientela hoje é outra. São indivíduos que não acreditam nessa vida ideal proposta pelo consenso e buscam viver alheios a tudo isso. Os adultos nada conseguem vislumbrar fora de um raciocínio modernista, arraigado nas mentes, que vem conflitar com uma mentalidade pós-moderna.
Estes trabalhos foram publicados em dois volumes I e II com o título de “Gestão democrática na educação” em 1997. Este livro nada mais é que a reunião desses dois volumes, revistos e atualizados. E como essa obra tem também um caráter de História da Educação, encerrarei esse livro com uma pequena análise da educação nos governos de Temer e Bolsonaro no Brasil.
São vinte anos de reflexões, em busca de respostas para as questões metodológicas, técnicas, didáticas, ferramentais e de políticas públicas.
Uma escola com menos interação e mais interatividade, com menos reflexo e mais reflexão. Uma escola interdisciplinar de fato. E acima de tudo inclusiva, com o objetivo de diminuir a distância entre as classes sociais.
E pode-se vislumbrar essa utopia com a alta velocidade, cada vez maior, da informação, da comunicação, em um mundo conectado com ampla sincronicidade.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em termos filosóficos, não difere da filosofia da Escola Nova. O discurso é o mes-mo, com novos métodos, técnicas e ferramentas. O que não muda na escola é a estrutura de tempo e espaço responsável pela manutenção da pedagogia do “senta, fica quieto e copia”, que é de interesse político, que se formem pessoas passivas, obedientes, disciplinadas, dóceis, e sem capacidade criativa.
Contudo a clientela hoje é outra. São indivíduos que não acreditam nessa vida ideal proposta pelo consenso e buscam viver alheios a tudo isso. Os adultos nada conseguem vislumbrar fora de um raciocínio modernista, arraigado nas mentes, que vem conflitar com uma mentalidade pós-moderna.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Josué Geraldo Botura do Carmo
- Tamanho: 2631 KB
- Nº de Páginas: 208
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro EDUCAÇÃO&DEMOCRACIA, escrito por Josué Geraldo Botura do Carmo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.