Educação Feminina no Amazonas: a instrução de meninas órfãs e desvalidas no Instituto Benjamin Constant no alvorecer da República de 1892 a 1896 é o título de nosso pequeno livro.
O objetivo geral que visamos alcançar é compreender que tipo de educação e instrução estava sujeitas as meninas do Instituto Benjamim Constant durante o período de 1892 a 1896, percebe-se que a formação destinada era o ensino primário, entretanto, a ênfase era a educação moral e doméstica com o intuito de formar boas mães de família.
A abordagem teórica foi forjada a partir dos conceitos de História das Mulheres e Relações de Gênero. Buscando com isso alçar as mulheres a condição de sujeitos e objetos da história, e fazê-las existir, falar, viver e ser.
Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, além da ampla análise sobre bibliografias que tratam do tema pesquisado. Encontramos documentos nos Arquivos do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA),e no site da Hemeroteca Digital Brasileira.
Outras fontes analisadas foram: diário oficial, regulamentos, leis, decretos, mensagens dos administradores do período de 1850 a 1892, jornais que circulavam na época 1892 a 1896 e álbuns com fotografias da instituição.
Acreditamos que muito há a se fazer, não esgotamos o assunto. Novas pesquisas sobre educação e educação feminina no Brasil e no Amazonas com outros recortes históricos devem ser elaboradas. Observarmos que a conquista da instrução, da educação e a consequente atuação foi fundamental para o feminino tornar-se sujeito ativo na história.
O objetivo geral que visamos alcançar é compreender que tipo de educação e instrução estava sujeitas as meninas do Instituto Benjamim Constant durante o período de 1892 a 1896, percebe-se que a formação destinada era o ensino primário, entretanto, a ênfase era a educação moral e doméstica com o intuito de formar boas mães de família.
A abordagem teórica foi forjada a partir dos conceitos de História das Mulheres e Relações de Gênero. Buscando com isso alçar as mulheres a condição de sujeitos e objetos da história, e fazê-las existir, falar, viver e ser.
Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, além da ampla análise sobre bibliografias que tratam do tema pesquisado. Encontramos documentos nos Arquivos do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA),e no site da Hemeroteca Digital Brasileira.
Outras fontes analisadas foram: diário oficial, regulamentos, leis, decretos, mensagens dos administradores do período de 1850 a 1892, jornais que circulavam na época 1892 a 1896 e álbuns com fotografias da instituição.
Acreditamos que muito há a se fazer, não esgotamos o assunto. Novas pesquisas sobre educação e educação feminina no Brasil e no Amazonas com outros recortes históricos devem ser elaboradas. Observarmos que a conquista da instrução, da educação e a consequente atuação foi fundamental para o feminino tornar-se sujeito ativo na história.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Daniel de Lima
- ASIN: B00S8CGB9G
- Editora: DRL/Createspace-amazon.com
- Idioma: Português
- Tamanho: 921 KB
- Nº de Páginas: 100
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Educação Feminina no Amazonas, escrito por Daniel de Lima. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.