Dos Direitos Humanos das Mulheres à Efetividade da Lei Maria da Penha
Por Caroline EspínolaConsolidar a igualdade substancial entre homens e mulheres é a forma de se respeitar a própria essência humana, mas para tal exercício de equilíbrio de forças é necessária uma boa dose de feminismo, entendido como um movimento social e ideológico que busca ampliação dos direitos civis e políticos da mulher, até a equiparação aos dos homens.
Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos fundaram uma nova dimensão, apta a criação e efetivação dos direitos humanos das mulheres e capaz de articular as legislações internas dos Estados na ratificação da dignidade da mulher, concretizada no respeito ao princípio da isonomia.
No Brasil, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) busca proporcionar proteção judicial à mulher vítima de violência doméstica e combate à impunidade dos agressores, permitindo tratamento diferenciado em razão da histórica opressão do homem sobre a mulher.
É com esse espírito de respeito à igualdade, à liberdade e, sobretudo, à dignidade da mulher que nos confrontaremos no mister de analisar o cenário da violência doméstica após a vigência da Lei Maria da Penha, tendo por base o estado da Paraíba, considerado um dos mais machistas do Brasil.
Esta obra é destinada a alunos, professores, pesquisadores e profissionais que atuam nas redes de enfrentamento ou a qualquer pessoa interessada na temática da prevenção da violência familiar.
Sejam todos bem-vindos, e ótima leitura!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Caroline Espínola
- Tamanho: 1354 KB
- Nº de Páginas: 179
- Editora: Appris
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Dos Direitos Humanos das Mulheres à Efetividade da Lei Maria da Penha, escrito por Caroline Espínola. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.