DOR NO ATLETA: aspectos fisiológicos do treinamento VOLUME 2
Por Guanis de Barros Vilela JuniorA capacidade de sentir dor, entretanto, pode ser alterada por uma grande variedade de anomalias que tendem a interferir ou mascarar a percepção de dor em muitas situações. Bears e associados (2002), relatam o caso de uma mulher que por não poder senti-la, veio a morrer na plenitude de seus 28 anos, morte provocada por uma infecção não detectada no tempo devido. Mesmo sem ter relatado, durante toda a sua vida, qualquer tipo de dor, ou passado por doença séria, em pouco mais de dois anos, a antes saudável, inteligente e predisposta mulher veio a falecer em decorrência de um mal orgânico o qual, quando da sua descoberta, já estava em um estado de deterioração extremamente avançado. Visto sob este contexto, o ato de sentir dor é, antes de tudo, uma providência divina que “equipa” o nosso organismo com esta competência. Por outro lado, a dor física que garante, em grande parte, a nossa condição de viver não é um estado de preferência de qualquer indivíduo, salvo em condições especiais e premeditadas como no caso do sadomasoquismo. Na verdade, esta condição é para a maioria (se não para todas as pessoas) um estado indesejável e temerário. Todavia, ninguém (com raras exceções) no curso da vida fica livre de ser acometido por estados álgicos uma vez que mesmo o ato de nascer já promove condições de dor, a qualquer parturiente, cujo cessar normalmente depende de intervenções adequadas e, em muitos dos casos, bastante meticulosas e custosas. A dor está presente em todas as instâncias do nosso viver e raramente passamos um dia sem senti-la, isto devido ao fato de que, em nível álgico bem baixo, em grande parte da nossa vida não a percebemos como tal.
Em um aparente paradoxo, em muitos casos um profissional da saúde que diretamente interfere na cura e/ou minimização de estados de dor em seus pacientes, precisa impor, aos mesmos, momentos angustiantes de dor que necessariamente precisam ser efetivados antes da obtenção da cura e/ou da cessação da dor sendo tratada. De qualquer forma, a tarefa deste tipo de profissional é uma das mais nobres das que se tem conhecimento, uma vez que a dor, muito mais que um estado que interfere com a vida humana, tem também repercussões de ordem psíquica que podem ser muito mais severas do que as de ordem física.
Por assim ser, através dos tempos o homem tem cada vez mais buscado entender as relações neurofisiológicas e formas de tratamento que possam ajudar no combate e prevenção deste indesejável mal. Este livro representa um esforço nesta direção.
Perspectivos leitores
Este livro se destina a estudantes na área da motricidade humana, principalmente àqueles em Educação Física, Medicina, Fisioterapia, e Terapia Ocupacional. Por não ser um livro texto, alguns capítulos terão direcionamento mais adequado à profissão específica, embora todos eles possam ser interessantes mesmo para estudantes de outras áreas de estudos relacionados à saúde humana.
Abordagem do Livro
Este livro está dividido por capítulos enumerados de 1 a 6, quando incluídos os seus dois volumes, todos introduzindo, ao leitor, uma ampla discussão sobre a DOR analisada sob uma perspectiva neurofisiológica e/ou somatofisica, expondo algumas formas de intervenção e tratamento deste mal.
Dedicatória
A todos os nossos mestres que nos ensinaram a pensar em construir o presente e aos nossos estudantes que construirão o conhecimento futuro.
Os Autores
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Guanis De Barros Vilela Junior
- ISBN-10: 6500124057
- ISBN-13: 978-6500124057
- ASIN: B08ZM4L54B
- Editora: CPAQV
- Idioma: Português
- Tamanho: 1242 KB
- Nº de Páginas: 127
- Categoria: Medicina
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro DOR NO ATLETA: aspectos fisiológicos do treinamento VOLUME 2, escrito por Guanis De Barros Vilela Junior. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!