Dor de cabeça: O que você deve saber e o que pode fazer

Por RONALD FIUZA
Baixar Dor de cabeça: O que você deve saber e o que pode fazer pdf, epub, mobi, eBook
̶ Doutor, eu não aguento mais tanta dor!
Se você já se sentou diante de um médico, angustiado pelo sofrimento que lhe trazem as suas dores de cabeça, ou se já se sentiu desamparado por não conseguir se livrar delas, esse livro foi feito para lhe ajudar.
Eu atendo pacientes com queixas de dor de cabeça há mais de 40 anos. Desde o início de minha carreira médica eu me preocupo em como socorrer mais essas pessoas, como você. Com o tempo eu concluí que o médico não consegue um bom resultado sozinho, só dando uma receita. É preciso um forte envolvimento do paciente. Médico e paciente devem se entender e estar sincronizados para definir quais as metas a serem atingidas e como alcançá-las.
O presente volume é o resultado da experiência desses anos. Representa a compilação de textos que eu distribuí para pacientes para informá-los sobre as suas cefaleias. Curtos, eles compõem três blocos principais: as causas da dor de cabeça, o que pensa o médico e o que você pode fazer para se ajudar.
O primeiro bloco trata de responder a algumas das perguntas mais frequentes que os pacientes fazem, aquelas que indicam suas preocupações maiores. “Doutor, é mesmo uma enxaqueca”? “Será um problema de visão, ou uma sinusite”? “Pode ser alguma doença grave, como um AVC, um aneurisma ou um tumor”? “O Senhor pode pedir uma tomografia”? “Vou ficar livre dessas dores”? “Qual é o melhor remédio para acabar de vez com a dor”? Estas e outras perguntas assolam o paciente no momento em que ele decide procurar o médico.
O segundo grupo de textos demonstra qual é o papel do médico ao atender pessoas como você. Aí, eu saliento que ele se detém muito à impressão da primeira consulta, ao relato inicial de quem sofre. Estas informações formam a peça mais importante para o raciocínio dele, a chave para chegar a um diagnóstico. Você deve, então, trazer detalhes sobre as características de sua dor. Eu mostro, a seguir, que o exame físico trará muitas das informações restantes necessárias. Procuro ainda esclarecer o papel que os exames complementares exercem no diagnóstico. Eles podem ser de grande importância quando se necessita afastar uma causa mais preocupante das dores. Discutimos, ainda nesse tópico, as alternativas para melhorar a dor, medicamentosas ou não.
Finalmente, a terceira sessão de textos visa mostrar o que você, paciente, pode fazer para auxiliar o médico e para se ajudar. Sim, para um bom resultado, é fundamental que você participe ativamente. Não é só tomar um comprimido, aquele que vai acabar com a sua dor. Por vezes o correto, inclusive, é não tomar comprimido algum (explicarei por que). É possível que você precise mudar alguns hábitos, eventualmente introduzir novas práticas em sua vida. Pode ser necessário ter um pouco de paciência, aceitar algum desconforto, até que os resultados surjam. Sim, você deve ser realista em relação às suas expectativas. Para seu consolo, indicarei técnicas que podem ajudar muito a ultrapassar os primeiros momentos, os mais difíceis.
Os textos visam, antes de tudo, que você e seu médico tenham sucesso na empreitada. Você mesmo concluirá que, para que a melhora venha, será mesmo importante que vocês trabalhem juntos, em equipe. Afinal, se ele é o especialista no tratamento desse tipo de dor, você é o maior especialista em si mesmo.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Ronald Fiuza
  • ASIN: B07KN8JML6
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 1209 KB
  • Nº de Páginas: 75
  • Categoria: Medicina

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Dor de cabeça: O que você deve saber e o que pode fazer, escrito por Ronald Fiuza. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.