Do Odyssey 100 aos NewsGames: Uma genealogia dos games como informação (Teorias dos NewsGames Livro 1)

Por Geraldo A. Seabra

Sobre o livro

Este é o primeiro e-book de quatro volumes da série Teorias dos NewsGames. A título didático, o material foi desmembrado em edições quatro: Pesquisa, Narrativa, Mecânica e Impacto social dos games como informação e notícia.

Essa divisão é necessária para facilitar a compreensão dessa nova plataforma de publicação de conteúdo midiático baseada em games. A edição Pesquisa é baseada na dissertação de mestrado Games Emuladores de Informação defendida pelo jornalista Geraldo Seabra (2009).

Além do material de pesquisa, este e-book contem ainda conteúdo retirado de artigos produzidos pelos autores. Neste 1º volume da série buscou-se traçar uma linha do tempo na história dos consoles, suportes e títulos de videogames na perspectiva dos jogos informação.

A viagem ao universo cognitivo dos jogos eletrônicos parte da plataforma do Odyssey 100, passa pelos principais títulos de jogos rodados nos consoles Atari, Nintendo e Play Station, e chega finalmente à Galáxia dos NewsGames.

O trabalho culmina com a apresentação das bases teóricas dos games baseados em notícias ou acontecimento tempo real, além de um esboço da proposta de um novo modelo de Jornalismo Online produzido, reproduzido e consumido a partir plataformas ludo-informativas.

Ao longo deste e-book busca-se ainda desmistificar o demonizado mundo dos videogames e sustentar a ideia que os games são as melhores plataformas de aprendizagem, informação e aumento da nossa capacidade cognitiva.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores