Obra que apresenta um panorama geral sobre os regimes ditatoriais que já se instauraram na América do Sul ao longo dos anos.
Nas décadas de 1960 e 1970, houve uma tendência política de golpes de Estado militares na América Latina. Cidadãos do Brasil, do Chile, do Uruguai, a Argentina e do Paraguai tiveram sua liberdade ceifada e seus direitos fundamentais revogados. A obra Ditaduras no Cone Sul da América Latina reúne historiadores que buscam analisar e debater o processo histórico de cada um desses regimes e, ao mesmo tempo, identificar um padrão e os pontos em comum que levaram a essa onda.
Hernán Ramírez e Marina Franco, organizadores deste livro, reuniram discussões não apenas sobre os acontecimentos que levaram ao regime militar em cada país e às suas atrocidades, mas também sobre o interesse de grupos, instituições e países que apoiaram esses golpes. Exemplos são os Estados Unidos sob o governo de Richard Nixon, a Igreja Católica, além de empresários e políticos latino-americanos.
Em Ditaduras no Cone Sul da América Latina, os estudiosos avaliam o legado desse momento histórico, que popularizou o termo direitos humanos devido às campanhas internacionais iniciadas contra o regime, que atentava contra a dignidade das pessoas. Esta obra tem importância ainda maior porque ressalta a prática da tortura como política de Estado e o aparato repressivo de terror que era vigente na época. Este livro é também um instrumento fundamental de informação e verdade contra a precariedade dos valores democráticos, algo ainda hoje preocupante no Cone Sul da América Latina.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Hernán Ramírez
- ASIN: B09641SZ9W
- Editora: Civilização Brasileira
- Idioma: Português
- Tamanho: 8404 KB
- Nº de Páginas: 693
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Ditaduras no Cone Sul da América Latina, escrito por Hernán Ramírez. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.