DIREITOS HUMANOS: SUGESTÕES PARA UMA PEDAGOGIA DE HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA
Por INÁCIO CIÊ GOMES DE LIMA O presente trabalho é parte de uma pesquisa realizada numa escola pública, onde se teve por objeto de estudo as concepções e práticas pedagógicas de Educação em/para os Direitos Humanos adotadas na mencionada instituição escolar, pelos professores e educadores do ensino básico.
O tema selecionado para a pesquisa é bastante atual, considerando que vem surgindo na escola, em geral, problemas sociais de toda ordem a merecer uma prática pedagógica humanizadora e cidadã, além de ser um tema cientificamente pertinente, uma vez que exige o estudo, a análise e a observação dos fatos, com vistas a solucionar tais problemas e melhorar o nível da qualidade da educação e a construção de uma sociedade diferente.
É impossível a construção da cidadania em toda a sua extensão e de uma sociedade diferente e diferenciada, sem a priorização do estudo e a prática dos Direitos Humanos, e a escola tem um relevante papel a exercer nesse sentido.
Nas páginas do presente trabalho, carreamos apenas e tão somente, os registros dos fundamentos teóricos da Educação em Direitos Humanos, assim como, os seus conceitos básicos, posto que em geral não é do interesse do leitor o conhecimento do registro e a da análise das falas dos sujeitos e de suas práticas pedagógicas, obtidos por ocasião da investigação realizada.
O tema selecionado para a pesquisa é bastante atual, considerando que vem surgindo na escola, em geral, problemas sociais de toda ordem a merecer uma prática pedagógica humanizadora e cidadã, além de ser um tema cientificamente pertinente, uma vez que exige o estudo, a análise e a observação dos fatos, com vistas a solucionar tais problemas e melhorar o nível da qualidade da educação e a construção de uma sociedade diferente.
É impossível a construção da cidadania em toda a sua extensão e de uma sociedade diferente e diferenciada, sem a priorização do estudo e a prática dos Direitos Humanos, e a escola tem um relevante papel a exercer nesse sentido.
Nas páginas do presente trabalho, carreamos apenas e tão somente, os registros dos fundamentos teóricos da Educação em Direitos Humanos, assim como, os seus conceitos básicos, posto que em geral não é do interesse do leitor o conhecimento do registro e a da análise das falas dos sujeitos e de suas práticas pedagógicas, obtidos por ocasião da investigação realizada.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): INÁCIO CIÊ GOMES DE LIMA
- Tamanho: 1928 KB
- Nº de Páginas: 140
- Editora: INÁCIO CIÊ GOMES DE LIMA
- Categoria: Educação
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