Direito homoafetivo: criação e discussão nos poderes judiciário e legislativo

Por Lívia Gonçalves Buzolin
Baixar Direito homoafetivo: criação e discussão nos poderes judiciário e legislativo pdf, epub, mobi, eBook
Como foi a construção do direito homoafetivo de constituir família? A partir da análise das discussões e movimentações realizadas por membros dos Poderes Judiciário e Legislativo, este livro retoma os importantes marcos jurídicos que permitiram que duas pessoas do mesmo sexo pudessem conviver em união estável, se casar e constituir família no Brasil.
A primeira parte da análise se concentra nos órgãos do Poder Judiciário que se movimentaram para concretizar esse direito, especialmente no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça e no Conselho Nacional de Justiça.
A segunda parte da pesquisa tem o Poder Legislativo como foco central, analisando as propostas legislativas e discursos parlamentares realizados nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que tiveram como tema a família homoafetiva.
Nesse contexto, o leitor descobrirá as divergências internas e externas ocorridas durante as movimentações que permitiram a criação do direito homoafetivo de constituir família, bem como os conceitos de família próprios adotados por cada Poder e as justificativas de sua atuação a partir de determinadas funções institucionais e competências normativas, o que revela uma construção jurídica complexa e dinâmica.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Lívia Gonçalves Buzolin
  • ISBN-10: 8553219887
  • ISBN-13: 978-8553219889
  • ASIN: B08H4PJPDZ
  • Editora: Thomson Reuters, Revista dos Tribunais
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 12751 KB
  • Categoria: Direito

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Direito homoafetivo: criação e discussão nos poderes judiciário e legislativo, escrito por Lívia Gonçalves Buzolin. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.