O ato de ler/manusear o dicionário várias vezes, devido aos links (às remissões), visa enfatizar a correlação entre o texto do Dicionário Laban e a ação. O desejo é que ele gere movimentação ao ser consultado. Afinal, trata-se de um dicionário de movimentos!
O Dicionário Laban – v. Rudolf Laban (nº. 160) – é resultado de 22 anos de estudos com a absolutamente libertária, doce e culta Mestra Maria Duschenes (introdutora do Método Laban no Brasil), a quem dedico este trabalho. Eu já dava aulas e dançava bastante quando a conheci, em 1977, mas com Dona Maria e seu jeito de nos ensinar Laban o movimento tornou-se tridimensional. Parecia que “eucorpo” podia virar 360º! Uso eucorpo para enfatizar que não temos corpo e sim que somos corpo.
Tive diferentes aulas com Dona Maria. O Método Laban se articula com diversas manifestações do movimento: na vida cotidiana, na arte, na educação, no trabalho e na terapia. Havia a aula dos bailarinos, dos atores, dos leigos, a de formação de professores. Só não fiz a “aula dos psicólogos”. Tínhamos cadernos e estudávamos muito. Podíamos também consultar a fantástica biblioteca de Dona Maria! Conto isto para mostrar como Dona Maria não fazia distinção entre teoria e prática.
Com o passar do tempo, fui sentindo necessidade de realizar uma prática teórica mais sistematizada sobre o método de Rudolf Laban. Havia muitas publicações, mas tudo em Inglês. Após anos de prática destes conceitos no corpo, percebi a importância de tornar este instrumental mais acessível.
Há na língua inglesa muitos glossários sobre os conceitos de Laban e trabalhos muito importantes na nossa língua, porém esta reunião mais global da terminologia de Laban não tinha sido feita até agora.
Laban criou uma terminologia que permite uma ampla e criativa experimentação, nos ajuda a verbalizar o movimento e de fácil compreensão. Laban pode parecer complicado, mas, as ações corporais – v. ação (nº 1), por exemplo, são um convite à dança e ao movimento de uma forma muito simples. Ações são: correr, parar, cair, rolar e por aí vai. Todos nós sabemos fazer ações e elas se tornam dança!
Uma ação (andar, pular, sacudir, torcer, etc.) é sempre esforço, tem esforço, é com esforço. Há, portanto, um esforço para qualidades dos fatores de movimento fluência, espaço, peso e tempo v. fator de movimento (nº 85). E assim, a cada vez, a ação se realiza de uma maneira ou de outra, pois pode haver um esforço (uma qualidade de movimento – v. qualidade do esforço nº. 149) diferente a cada momento. Imaginemos quantos modos há de andar, dependendo da nossa atitude, que sempre depende de como nos sentimos em relação a algo que nos afeta.
Penso que este dicionário cumpre o objetivo de auxiliar a leitura dos livros de Laban. Ao encontrar, por exemplo, os conceitos de níveis, planos, ou corêutica você pode consultar o dicionário e ter uma explicação. Apresento também aqui alguns diagramas da labanotation. v. labanotation (nº 114).
Outro objetivo é o de também introduzir a Laban. A leitura de Laban (e também a de vários estudiosos da dança e do movimento) é como estudar música. Não dá para tocar sem um instrumento. Portanto, não dá para saber Laban só lendo, precisamos estudar com corpo. Assim, este dicionário não prescinde da prática. Ele pretende ser um convite para a prática e para a busca dos livros de e sobre Laban
O Dicionário Laban também propõe e tenta mostrar diferentes maneiras de empregar e criar movimentos. Ele tem sido usado em cursos com professores de Artes nos níveis escolares, com dançarinos e bailarinos profissionais e estudantes de dança, em aulas de criação artística, com crianças, adolescentes e jovens, com adultos leigos, atores, com p
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Lenira Rengel
- ASIN: B01AS165JU
- Editora: Ponto Vital
- Idioma: Português
- Tamanho: 2392 KB
- Nº de Páginas: 184
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Dicionário Laban, escrito por Lenira Rengel. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.