DICIONÁRIO GERAL DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS – VOLUME I
Por WILLIAM AGEL DE MELLOTrês lingüístas de renome (Max Leopold Wagner, Matteo Bartoli e José Leite de Vasconcelos), que se dedicaram ao estudo de três línguas românicas minoritárias (Sardo, Dalmático e Mirandês), ocupam uma posição ímpar no universo das línguas neolatinas, e constituem a maior referência no âmbito das línguas estudadas por eles.
Max Leopold Wagner escreveu II Sardo: storia, spirito e forma.
Matteo Bartoli escreveu Das Dalmatische.
José Leite de Vasconcelos escreveu Estudos de Filologia Mirandesa e o Dialecto Mirandês.
William Agel de Mello deu uma contribuição inestimável no que concerne à lexicografia românica. Escreveu o Dicionário Geral das Línguas Românicas e o Dicionário Geral das Línguas Românicas da Península Ibérica, com os seguintes recordes mundiais:
1. O maior conjunto lexicográfico românico do mundo centrado numa língua neolatina;
2. 13 dicionários únicos no mundo:
Aragonês/Português/Aragonês
Aranês/Português/Aranês
Asturiano/Português/Asturiano
Provençal/Português/Provençal
Português/Romeno
Reto-Românico/Português/Reto-Românico
Sardo/Português/Sardo;
3. O único dicionário que reúne todas as línguas românicas faladas na Península Ibérica centrado numa língua novilatina;
4. O primeiro dicionário Catalão/Português/Catalão;
5. O único dicionário Mirandês/Português/Mirandês publicado fora de Portugal;
6. O único dicionário Galego/Português/Galego publicado fora de Portugal;
7. No Brasil, com exceção das línguas mais conhecidas (Espanhol, Francês e Italiano) todos os outros dicionários são únicos.
Não menos importante é a sua contribuição no campo da linguística, com a publicação do livro O idioma panlatino e outros ensaios linguísticos, no qual apresenta uma tese sui generis: “No mundo, existem 2.796 línguas, que se classificam em 12 grupos (ou famílias linguísticas) principais e 50 grupos secundários. Como as línguas se agrupam de acordo com a família genealógica, a ideia básica é instituir, para cada família de línguas, uma língua-síntese – ou panlíngua. Assim, o panlatino é a síntese das línguas neolatinas; o pangermânico, das línguas germânicas; o pan-eslavo, das línguas eslavas, etc. Como disse o professor Junito de Souza Brandão: “Uma nova linguagem universal ou uma reconstrução da Torre de Babel. Se sua tese tiver validade, poderá até mesmo ser indicado para o Prêmio Nobel, caso contribua efetivamente para uma maior comunicação entre os homens”.”
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): WILLIAM AGEL DE MELLO
- ASIN: B0BYPCBV7Y
- Editora: KELPS
- Idioma: Português
- Tamanho: 21426 KB
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro DICIONÁRIO GERAL DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS – VOLUME I, escrito por WILLIAM AGEL DE MELLO. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.