Derivativos, riscos eestratégias de hedge: Implementação, Contabilização e Controle.
Por César RamosO objetivo deste livro é ajudar os gestores a desenhar, implantar, contabilizar e controlar estratégias de hedge com derivativos (contratos a termo, futuros, swaps e opções).
O livro explica o que são derivativos, seus fundamentos, os riscos que eles podem proteger e como implementar e contabilizar operações de hedge em aplicação das normas brasileiras de contabilidade e das normas IFRS. Ele apresenta as regras de contabilidade de hedge (“hedge accounting”, em inglês) em conformidade com os pronunciamentos contábeis aplicáveis (CPC 38 e CPC 48). Com a entrada em vigor, a partir do exercício social com início em 1º de janeiro de 2018, do CPC 48 (IFRS 9), dois modelos de contabilidade de hedge irão conviver simultaneamente no Brasil: o modelo do CPC 38 (IAS 39) e o modelo do CPC 48 (IFRS 9). É o que lembra a Comissão de Valores Mobiliários no ofício circular publicado em 11 de janeiro de 2019 (OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SNC/SEP/n.º 01/2019, Rio de Janeiro). O modelo de contabilidade de hedge passa a ser mais uma escolha contábil da administração que pode eleger aplicar o modelo do CPC 48 ou manter as disposições já anteriormente aplicadas em conformidade com o CPC 38. É importante enfatizar que os dois modelos são distintos (IFRS 9 x IAS 39) em termos de designação de relações de hedge, objetos elegíveis para o hedge e testes de eficácia.
Com uma linguagem simples e didática o livro apresenta um conjunto valioso de conhecimentos relacionados à implementação, contabilização e controle de estratégias de hedge. Trata-se de uma obra relevante para profissionais das áreas de finanças, controladoria, contabilidade, tesouraria e riscos e uma leitura recomendável para os cursos de graduação e pós-graduação em administração de empresas, ciências contábeis, economia e finanças.
SOBRE O AUTOR
César Ramos é Sócio Administrador da César Ramos & Cia Auditoria e Consultoria Ltda
Francês e espanhol, residente no Brasil desde 2003. Conta com mais de 21 anos de experiência em serviços de auditoria e consultoria tendo atuado na França, na Espanha, no Reino Unido, na Argentina e no Brasil para Arthur Andersen e Ernst & Young. Administrador, Auditor, Contador, Consultor, Conselheiro fiscal e Instrutor de IFRS. Especialista na aplicação do CPC 48 aos instrumentos financeiros, derivativos e estratégias de hedge. Liderou vários projetos de adoção de hedge accounting no Brasil.
Contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. Auditor independente inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) com habilitação para atuar em auditoria de instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB), com habilitação para atuar em auditoria de instituições reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e com habilitação para atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Economia e Finanças e Mestre em Finanças corporativas e Mercados internacionais de capitais pela Sciences-Po Paris. Bacharel em Ciências Contábeis pela FCE. Certificado em IFRS e Certificado em Auditoria Internacional pela Association of Certified Chartered Accountants.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): César Ramos
- Tamanho: 18196 KB
- Nº de Páginas: 328
- Editora: César Ramos & Cia Ltda
- Categoria: Negócios e economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Derivativos, riscos eestratégias de hedge: Implementação, Contabilização e Controle., escrito por César Ramos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.