DEPOIS DOS 45 NA PRORROGAÇÃO
Por Judson BarrosO livro trata da trajetória do autor que foi estudar direito aos 45 anos e fazer concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil depois dos 50 anos, sendo que tomou posse no cargo aos 55 no Estado do Acre.
O livro apresenta a seguinte mensagem:
VOCÊ TAMBÉM PODE, SÓ DEPENDE DE VOCÊ.O livro, nos limites de uma ficção, expõe a firmeza como o autor percorreu a sua senda numa certeza ímpar de que estava da rota certa ao fazer a opção de estudar depois dos 45 anos. A narrativa é baseada em uma história real, de um homem de carne e osso, um nordestino que nasceu no interior do Maranhão, morou no Piauí e no Amapá e atualmente vive no Acre.
Judson Barros logrou êxito em diversos concursos depois dos 45 anos. Dentre os cargos que ocupou, podemos citar o de analista do Ministério Público do Amapá, analista da Defensoria Pública da União e professor da Universidade Federal do Amapá, onde cursou mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas, observando uma única receita: confiança e dedicação misturadas com paciência.
Depois dos 50 anos resolveu ser Delegado de Polícia e conseguiu aprovação para o cargo no Acre e no Piauí. Esses Estados promoveram ações administrativas e judiciais no sentido de não permitir que o autor efetivasse o seu intento, alegando que era “velho”. Assim, depois de aprovado nos concursos, foi obrigado a enfrentar uma insana demanda judicial contra esses entes para garantir o seu direito.
Situações de tamanha discriminação não é compatível com o Estado Democrático de Direito, sobretudo porque se mostra sem respaldo constitucional. E nesse ponto é importante que se observe a disposição de quem não retrocede porque um obstáculo foi armado no caminho, pois a vontade de vencer está acima de eventuais encalços descabidos.
O Estado não pode ser um ente discriminador sem propósito e sem base jurídica, antes deve promover a igualdade entre os cidadãos. O autor esclarece que a
etariofobia é tão violenta quanto o racismo e a homofobia.É ao mesmo tempo uma história de superação e de quebra de paradigmas. Num momento em que a grande maioria das pessoas entende não ser mais possível realizar as aspirações, Judson Barros resolveu cursar uma faculdade e reescrever a sua história de vida. O livro mostra como foi esse processo de reconstrução.
Importante aspecto do livro é mostrar para os leitores que o tempo e hora quem define é cada pessoa, nos limites de sua consciência. Que a questão da idade não tem qualquer importância. Que a hora de fazer é a hora que se resolve fazer. Ter 50, 60 ou 70 anos é de total irrelevância.
É um escrito que leva o leitor a reflexões, pois mostra a necessidade de mudanças de comportamentos para se alcançar os objetivos planejados. Em um jogo, com preleção, primeiro tempo, intervalo, segundo tempo e prorrogação, o leitor irá entender como o autor, na sua experiência de vida, traçou e chegou aos seus objetivos.
O livro ainda mostra a sua relação familiar. O amor entre ele e seus filhos, Isis Valentina de Judson, Indira Maria e Judson Luís. Explica a valiosa importância da sua esposa Missy-Lany ao lhe dar apoio incondicional para que a caminhada se tornasse mais leve e possível. O imenso amor que conduziu a relação com a sua mãe Dica é outra faceta do autor que emociona.
Certamente que a história de Judson Barros pode servir como um norte, mas cada um terá o seu próprio modo de fazer e seguir na sua própria trilha.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Judson Barros
- ASIN: B09S1CPWF6
- Idioma: Português
- Tamanho: 3688 KB
- Nº de Páginas: 193
- Categoria: Autoajuda
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro DEPOIS DOS 45 NA PRORROGAÇÃO, escrito por Judson Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!