Depois do Fogo: A História do Edifício Wilton Paes de Almeida
Por Guilherme Mercadante PetryPrimeiro de maio de 2018: um edifício de 24 andares no centro de São Paulo pega fogo e desaba em menos de duas horas de incêndio. Cerca de 450 pessoas assistiram sua casa ser consumida pelo fogo antes de se transformar em pó.
Marco da arquitetura modernista da cidade, o edifício Wilton Paes de Almeida foi inaugurado em 1968, para ser a sede de uma empresa de vidros, função essa que nunca exerceu. Abandonado por seu idealizador, o prédio foi vendido para o Governo Federal e funcionou como sede da Polícia Federal por cerca de 30 anos. Novamente abandonado, após a ocupação da Polícia Federal, passou a receber moradores de movimentos sociais de luta por moradia, organizados por uma liderança problemática e bem duvidosa.
Os anos de abandono são reconstruídos nas páginas deste livro, que de forma investigativa busca encontrar as minúcias que levaram ao incêndio, discute os problemas da falta de moradia na cidade de São Paulo e conta com detalhes cruciais como foi o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros, da Imprensa e do Poder Público.
O conteúdo deste livro é baseado no material coletado pelo autor desde 2018: mais de 200 matérias jornalísticas publicadas pela imprensa, livros (especialmente para o primeiro capítulo, Largo do Paissandu), revistas e artigos científicos, certificado de matrícula do imóvel, mais de 600 páginas de inquéritos policiais e entrevistas com nove envolvidos.
Comentário do autor
Depois do Fogo é uma obra de jornalismo investigativo à moda antiga, que reconstrói cenários e cenas com eficiência cinematográfica, sem deixar de lado o melhor da literatura, com seus personagens emocionantes e histórias de acelerar o coração. O texto é incrivelmente simples e acessível para todos os públicos. Depois do Fogo é uma história forte em sentimento e que faz a gente pensar. As reflexões são guiadas por sentimentos de desconforto, dor, saudade, tristeza profunda e esperança.
Você vai se pegar criando coragem e respirando fundo antes de começar cada página nova. O livro cobre assuntos como a história de São Paulo e do Largo do Paissandu, as práticas empresariais questionáveis da família Paes de Almeida, a construção do prédio, como o prédio foi utilizado antes da chegada dos movimentos de moradia, como se deu o processo de ocupação, como foram as quase duas horas de incêndio, como uma chama pequena é capaz de derrubar um prédio de 26 andares, como foi o trabalho do corpo de bombeiros, da imprensa, da polícia e do poder público. Além de explorar assuntos mais delicados como o que são ocupações, função social de uma construção urbana, abandono do centro de São Paulo, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade e os principais problemas de uma metrópole.
Características do eBook
- Autor(a): Guilherme Mercadante Petry
- ASIN: B08FBSSWD6
- Idioma: Português
- Tamanho: 8613 KB
- Nº de Páginas: 106
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Depois do Fogo: A História do Edifício Wilton Paes de Almeida, escrito por Guilherme Mercadante Petry. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.