De terras índigenas à princesa da serra fluminense: O processo de realização da propriedade cafeeira em Valença (província do Rio de Janeiro, século XIX)
Por Felipe de Melo Alvarenga De Terras Indígenas à Princesa da Serra Fluminense… investiga como a cidade em que hoje é Valença/RJ se tornou a “princesinha da serra”, terra de grandes Barões do café e de desbravadores de matas até então intocadas. Este livro revisita essa história para recontá-la a partir das disputas travadas por indígenas, agregados, posseiros e senhores pelo direito ao exercício da propriedade da terra. Essa mudança na maneira de olhar para o passado, representa o reconhecimento de que as terras em que se formou Valença e, tantas outras Brasil adentro eram ocupadas por indígenas, antes de serem invadidas pelo colonizador “branco”, de que agregados e posseiros tinham seus próprios projetos de vida, que se defrontava com os dos senhores, e que os Barões disputavam entre si e com os representantes do Estado Imperial a expansão de suas fazendas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Felipe de Melo Alvarenga
- ASIN: B07ZS2VVKP
- Editora: Paco e Littera
- Idioma: Português
- Tamanho: 2348 KB
- Nº de Páginas: 351
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro De terras índigenas à princesa da serra fluminense: O processo de realização da propriedade cafeeira em Valença (província do Rio de Janeiro, século XIX), escrito por Felipe de Melo Alvarenga. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.