Cultura Inovadora Humanizada: Os pilares para desenvolver uma cultura inovadora de brilho nos olhos!
Por Daniel RodriguesEsse livro tem como objetivo compartilhar na prática a forma que a CCLi Consultoria Linguística estruturou sua cultura de inovação humanizada que a fez conquistar o destaque nacional no MPE Brasil e o Prêmio Nacional de Inovação. Nele, são descritos cada um dos 6 pilares da cultura inovadora humanizada: propósito, liderança, pessoas, ambiente, processos e resultados. Com a leitura desse livro, o leitor poderá se inspirar por um caso real compartilhado pelo fundador que viveu na pele todos os desafios que enfrentamos para conseguirmos inovar e desenvolver um ambiente favorável à inovação. É um grande diferencial poder falar sobre inovação com alguém que além de ser apaixonado por educação, empreendedorismo e inovação, aplica no seu dia-a-dia tudo o que compartilha neste livro. Com certeza é uma forma de se inspirar a fazer uma autorreflexão sobre o seu próprio papel dentro do desenvolvimento da cultura inovadora humanizada em sua vida e na empresa em que atua.
Sobre os pilares:
Os pilares formam a bússola da cultura inovadora humanizada. Eles são analisados sequencialmente para ajudar no desenvolvimento das forças internas propulsoras da cultura inovadora. Eles são divididos em duas dimensões, a interna e a externa.
A dimensão interna contempla:
1. Propósito: tudo começa pelo porquê fazemos o que fazemos. Para conseguirmos viabilizar os resultados desejados com a inovação, é importante entendermos sobretudo porque devemos inovar e porque a empresa em que trabalhamos existe no mercado para que conectemos esse porquê ao resultado final.
2. Liderança: a liderança tem como principal desafio garantir que o propósito da empresa esteja sempre vivo no dia-a-dia e que faça parte da sua cultura, ou seja, o jeito que fazemos o que fazemos em nosso negócio está diretamente conectado com nossa entrega de valor, facilitando, assim, que todo e qualquer alinhamento dentro da empresa para buscar os resultados sejam orientados ao seu propósito.
3. Pessoas: com o propósito bem definido e uma liderança capaz de disseminá-lo na empresa, é importante formar uma equipe com valores convergentes aos do negócio e com as competências necessárias para ajudar nessa entrega do propósito. A equipe é que faz a empresa e que garante seus resultados, inclusive nas inovações. É um dos pilares essenciais e fecha a dimensão interna dos pilares.
A dimensão externa contempla:
4. Ambiente: é o pilar de transição do interno para o externo e, por isso, é dividido em 3 tipos: a) o ambiente psicológico que está diretamente conectado ao pilar pessoas que o antecede; b) o ambiente físico e c) o ambiente externo. O ambiente como um todo é fundamental para que a cultura possa se materializar na prática e que a inovação possa fazer parte da vida das pessoas da empresa.
5. Processos: é o pilar que organiza o jeito que as coisas acontecem na empresa. Vale ressaltar que, como todos os demais pilares, ele é diretamente vinculado aos seus anteriores. Assim, a visão é a de que os processos devem ser capazes de garantir coordenadas práticas para o que deve ser feito para que o propósito possa ser entregue pelas pessoas que fazem parte do ambiente da empresa. Essa é a força deste pilar que é fundamental para garantir os resultados.
6. Resultados: é o último, mas não menos importante, de todos os pilares. Só é inovação uma ação que provoca um impacto direto nos resultados do negócio. Esse pilar é fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa e dar força à sua cultura de inovação.
Características do eBook
- Autor(a): Daniel Rodrigues
- ASIN: B09KYD8D48
- Editora: Daniel Rodrigues
- Idioma: Português
- Tamanho: 11386 KB
- Nº de Páginas: 392
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Cultura Inovadora Humanizada: Os pilares para desenvolver uma cultura inovadora de brilho nos olhos!, escrito por Daniel Rodrigues. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.