Cult #281 – O samba mora na filosofia

Por Vários Autores

Sobre o livro

Qual a relação entre samba e filosofia?

Por que o samba pode ser considerado uma forma de pensar genuinamente brasileira?

Organizado por Rafael Haddock-Lobo e Marcelo José Derzi Moraes, o dossiê O samba mora na filosofia reúne filósofos, músicos e especialistas que discutem a questão de diferentes perspectivas.

Apontam, assim, para a força ancestral do samba, que resiste e inaugura uma prática de ser e existir.

Com textos de Luiz Rufino, Luiz Antonio Simas, Felipe Filósofo, Rita Benneditto, Angélica Ferrarez de Almeida, Marcelo de Mello Rangel, Mariane de Oliveira Biteti, Fabiana Cozza, Muniz Sodré, Helena Theodoro e entrevista com Tia Surica, matriarca da Escola de Samba Portela.

Um especial sobre o livro O soldado antropofágico, novo lançamento de Tales Ab’Sáber, completa a edição.

O autor parte do relato de Carl Schlichthorst, soldado alemão que visitou o Brasil entre 1824 e 1826, para refletir sobre a violência e a racialidade que caracterizam a formação social brasileira.

Escrevem sobre a obra Margareth Rago, Rita Almeida, Esther Solano, Marina Pereira de Almeida Mello, Jurandir Malerba, Fabio Cesar Alves e Leandro Saraiva.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores