Cro-Magnon: A História e o Legado dos Primeiros Seres Humanos Modernos da Europa

Por Charles River Editors
Baixar Cro-Magnon: A História e o Legado dos Primeiros Seres Humanos Modernos da Europa pdf, epub, mobi, eBook
Em março de 1868, em um abrigo rochoso no sudoeste da França, trabalhadores ferroviários se depararam com crânios humanos, ferramentas de pedra lascada e ossos de animais relativamente modernos. O geólogo francês, Louis Lartet, realizou escavações para investigar o abrigo rochoso de calcário e acabou encontrando quatro esqueletos parciais e ornamentos de concha, marfim e chifre de rena. Dada a natureza secular do que se encontrou, os espécimes foram nomeados em homenagem ao Abri de Crô-Magnon (abri = abrigo de rocha, e crô = buraco) em que foram descobertos.
Alguns dos achados notáveis do abrigo rochoso foram: Cro-Magnon 1, um crânio masculino quase completo (com exceção dos dentes) e restos de seu esqueleto; Cro-Magnon 2, vestígios incompletos de um crânio feminino e Cro-Magnon 3, restos parciais de um crânio masculino. Baseado no que foi encontrado, o local provavelmente data da Era do Pleistoceno Superior há cerca de 32-30 mil anos. Dos três crânios descobertos, o Cro-Magnon 1 foi considerado o espécime exemplar da “raça” (um conceito artificial da época) europeia Ocidental, mesmo não apresentando características mais graciosas que os outros dois crânios e não sendo assim tão semelhante a eles.

Os Cro-Magnons eram Homo sapiens, e as características mais marcantes da espécie são os traços culturais que aparecerem nos registros arqueológicos. Ferramentas passaram a ser produzidas com diversos materiais. As pessoas viajavam por longas distâncias ou realizavam trocas para a aquisição de materiais específicos para as ferramentas. Materiais simbólicos tornavam-se cada vez mais comum entre eles; pinturas rupestres, estatuetas, contas de conchas, pingentes e até enterros eram mais comuns entre humanos modernos do que entre Neandertais, e este pensamento abstrato pode ter ajudado a espécie a obter maior sucesso em adaptações do que outros humanos contemporâneos.

Enquanto no Século 21, os cientistas podem se referir aos Cro-Magnons como os primeiros seres humanos modernos europeus, a situação não era a mesma quando restos mortais de Cro-Magnons foram descobertos pela primeira vez. Na Europa do Século 19, houve um debate nacionalista sobre onde os “primeiros” europeus teriam surgido e, a mistura entre conceitos nacionalistas e hierarquia cultural preeminentes na Europa fez da compreensão científica do papel dos Cro-Magnons dentro da evolução humana um processo lento. É necessário, portanto, olhar para a história biológica dos Cro-Magnons e para a história cultural européia antes da análise e compreensão de como restos mortais de Cro-Magnons foram vistos e usados nos últimos séculos.

Cro-Magnon: A História e o Legado dos Primeiros Seres Humanos Modernos da Europa analisa como estes primeiros Homo sapiens chegaram a Europa, suas interações com os Neandertais e mais. Junto com fotos que retratam pessoas, lugares e eventos importantes, você aprenderá sobre os Cro-Magnons como nunca antes.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Charles River Editors
  • Tamanho: 12096 KB
  • Nº de Páginas: 58
  • Editora: Charles River Editors
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Cro-Magnon: A História e o Legado dos Primeiros Seres Humanos Modernos da Europa, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.