Cristãos–novos em São Paulo (séculos XVI–XIX): Assimilação e Nobilitação
Por Marcelo Meira Amaral BogaciovasFizeram-se fintas (cobrança de impostos) exclusivas a cristãos-novos, registraram-se ondas de denúncia e caça aos judaizantes. Paulistas e parentes seus, tanto em São Paulo como em outras partes do Brasil ou de Portugal, foram jogados aos porões da Inquisição. Alguns acabaram executados ou levados à loucura por não compreenderem o ‘crime’ que tinham praticado, outros morreram por tortura ou por doenças adquiridas pelas condições insalubres dos cárceres. Prefácio de Mary Del Priore:
Escrito em primeira pessoa – o que lhe dá encanto particular – quanto nas interrogações que ele próprio se coloca: como se deu a assimilação dos cristãos-novos em território paulista? O que foi feito de seus descendentes e por que, o apagamento da memória cristã-nova?
E Marcelo o faz com a maestria do historiador que conhece profundamente as fontes e os arquivos, com o talento do intérprete da bibliografia luso-brasileira a mais atualizada, com a paixão de quem sabe que a História do Brasil está à espera de ser decifrada. Seu belíssimo livro não somente discute os avanços sobre o tema da Inquisição no Brasil como demonstra, com indiscutível competência, a mobilidade social de cristãos-novos que mediante expedientes variados ascenderam na estrutura social. Em resumo, se tornaram “cristãos-velhos”.
Obra que já nasce clássica, Cristãos-Novos em São Paulo é leitura obrigatória e prazerosa para todos que se interessam pela história da Inquisição, de São Paulo e do Brasil.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Marcelo Meira Amaral Bogaciovas
- ASIN: B09F5YTGBF
- Editora: Marcelo Meira Amaral Bogaciovas / Asbrap
- Idioma: Português
- Tamanho: 3497 KB
- Nº de Páginas: 645
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Cristãos–novos em São Paulo (séculos XVI–XIX): Assimilação e Nobilitação, escrito por Marcelo Meira Amaral Bogaciovas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.