Crianças e Consumo Digital: A Publicidade de Experiência na Era dos Youtubers

Por Maria Clara Sidou Monteiro
Baixar Crianças e Consumo Digital: A Publicidade de Experiência na Era dos Youtubers pdf, epub, mobi, eBook
Ouvimos que as crianças são espertas, pois aprendem desde pequenas a mexerem nos smartphones, ou seja, sabem como ligar, tirar fotos e ver vídeos na internet. Elas escolhem diferentes conteúdos on-line, inclusive vídeos do YouTube para se entreterem a partir das produções dos YouTubers, criadores de conteúdo para a plataforma com milhares de inscritos.

É cada vez mais frequente vermos YouTubers mostrando diferentes produtos, às vezes até se tornando marcas, promovendo suas mercadorias nos vídeos. Isso porque o YouTuber fala diretamente com o público, tornando-se persuasivo, principalmente para o público infantil. Essa é a principal discussão do livro Criança e consumo digital: a publicidade de experiência na era dos YouTubers.

Por que é relevante falar sobre a publicidade nesse contexto de YouTubers e influenciadores digitais? Porque vemos novas formas de publicização dos produtos com base na experiência desses produtores de conteúdo. Além disso, essas novas formas nem sempre são sinalizadas como anúncios, o que torna nebulosa a persuasão dentro do entretenimento dos vídeos. Assim, temos a publicidade de experiência, na qual o YouTuber experimenta o produto na frente da câmera. Com as crianças, a publicidade de experiência é uma forma delas aprenderem a usarem produtos que nem possuem ou nem conseguirão adquirir por causa das condições econômicas dos pais.

Os vídeos dos YouTubers são persuasivos para o público, pois existe uma relação de afetividade e confiança nesses produtores de conteúdo, que criam uma narrativa para anunciar algo. Temos um cenário de publicidade em que esta é feita por alguém e vista pelas crianças diariamente em seus smartphones, telas individuais nas quais escolhem o que lhes interessam. Por isso, o livro buscou entender essas dinâmicas a partir de uma imersão teórica e de uma pesquisa aprofundada com as próprias crianças.

Assim, a leitura deste livro é relevante por apresentar os formatos da publicidade no YouTube e por investigar as percepções das crianças em relação à identificação e à persuasão do discurso publicitário. Esperamos que esta obra proporcione questionamentos sobre a publicidade para alunos e professores de graduação, além de pais e educadores, discutindo esse novo cenário de convergência da persuasão em entretenimento mediante as redes sociais digitais.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Maria Clara Sidou Monteiro
  • ISBN-10: 6555237228
  • ISBN-13: 978-6555237221
  • ASIN: B092DTYY6K
  • Editora: Appris
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 3748 KB
  • Nº de Páginas: 315
  • Categoria: Computação e Informática

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Crianças e Consumo Digital: A Publicidade de Experiência na Era dos Youtubers, escrito por Maria Clara Sidou Monteiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.