Crianças e Consumo Digital: A Publicidade de Experiência na Era dos Youtubers
Por Maria Clara Sidou MonteiroÉ cada vez mais frequente vermos YouTubers mostrando diferentes produtos, às vezes até se tornando marcas, promovendo suas mercadorias nos vídeos. Isso porque o YouTuber fala diretamente com o público, tornando-se persuasivo, principalmente para o público infantil. Essa é a principal discussão do livro Criança e consumo digital: a publicidade de experiência na era dos YouTubers.
Por que é relevante falar sobre a publicidade nesse contexto de YouTubers e influenciadores digitais? Porque vemos novas formas de publicização dos produtos com base na experiência desses produtores de conteúdo. Além disso, essas novas formas nem sempre são sinalizadas como anúncios, o que torna nebulosa a persuasão dentro do entretenimento dos vídeos. Assim, temos a publicidade de experiência, na qual o YouTuber experimenta o produto na frente da câmera. Com as crianças, a publicidade de experiência é uma forma delas aprenderem a usarem produtos que nem possuem ou nem conseguirão adquirir por causa das condições econômicas dos pais.
Os vídeos dos YouTubers são persuasivos para o público, pois existe uma relação de afetividade e confiança nesses produtores de conteúdo, que criam uma narrativa para anunciar algo. Temos um cenário de publicidade em que esta é feita por alguém e vista pelas crianças diariamente em seus smartphones, telas individuais nas quais escolhem o que lhes interessam. Por isso, o livro buscou entender essas dinâmicas a partir de uma imersão teórica e de uma pesquisa aprofundada com as próprias crianças.
Assim, a leitura deste livro é relevante por apresentar os formatos da publicidade no YouTube e por investigar as percepções das crianças em relação à identificação e à persuasão do discurso publicitário. Esperamos que esta obra proporcione questionamentos sobre a publicidade para alunos e professores de graduação, além de pais e educadores, discutindo esse novo cenário de convergência da persuasão em entretenimento mediante as redes sociais digitais.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Maria Clara Sidou Monteiro
- ISBN-10: 6555237228
- ISBN-13: 978-6555237221
- ASIN: B092DTYY6K
- Editora: Appris
- Idioma: Português
- Tamanho: 3748 KB
- Nº de Páginas: 315
- Categoria: Computação e Informática
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Crianças e Consumo Digital: A Publicidade de Experiência na Era dos Youtubers, escrito por Maria Clara Sidou Monteiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.