Contratos na sociedade de consumo: Vontade e Confiança (Biblioteca de Direito do Consumidor)
Por André Perin Schmidt Neto O que se entende por contrato na sociedade de consumo não mais corresponde ao descrito na
doutrina jurídica clássica, conceito criado em outra realidade. Se na teoria contratual voluntarista o contrato representava um acordo de vontades livremente formado a partir do consenso na construção conjunta dos efeitos e condições discutidas antes da celebração do negócio jurídico, hoje envolve cláusulas pré-elaboradas por fornecedores, que se valem das mais variadas técnicas de contratação em massa, impostas por uma sociedade dinâmica e com demanda padronizada.
A tendência crescente do uso da tecnologia resume a manifestação de vontade a um clique.
Contratações impessoais que retiram do consumidor a possibilidade de qualquer diálogo com um fornecedor virtual em que (acredita) confia. Nesse contrato hodierno, não há deliberação prévia a esvaziar a liberdade de escolha.
O consumidor perde a liberdade de estipular, mantendo tão somente a liberdade de celebrar, o que faz, em regra, inebriado por mensagens constantes de incentivo ao consumo.
Este consumidor, excessivamente exposto às técnicas de marketing e publicidade que estudam o seu comportamento, é convencido da necessidade de consumir para atingir a sonhada realização pessoal. Produtos são vendidos como sinônimo de felicidade, sonho, desejo celebrado.
Contratos pré-formulados são firmados na dinamicidade exigida pela sociedade globalizada,
notadamente, porque o consumidor sequer lê os termos aceitos, vez que não poderá alterá-los e não pretende perder a oferta apresentada como oportunidade.
doutrina jurídica clássica, conceito criado em outra realidade. Se na teoria contratual voluntarista o contrato representava um acordo de vontades livremente formado a partir do consenso na construção conjunta dos efeitos e condições discutidas antes da celebração do negócio jurídico, hoje envolve cláusulas pré-elaboradas por fornecedores, que se valem das mais variadas técnicas de contratação em massa, impostas por uma sociedade dinâmica e com demanda padronizada.
A tendência crescente do uso da tecnologia resume a manifestação de vontade a um clique.
Contratações impessoais que retiram do consumidor a possibilidade de qualquer diálogo com um fornecedor virtual em que (acredita) confia. Nesse contrato hodierno, não há deliberação prévia a esvaziar a liberdade de escolha.
O consumidor perde a liberdade de estipular, mantendo tão somente a liberdade de celebrar, o que faz, em regra, inebriado por mensagens constantes de incentivo ao consumo.
Este consumidor, excessivamente exposto às técnicas de marketing e publicidade que estudam o seu comportamento, é convencido da necessidade de consumir para atingir a sonhada realização pessoal. Produtos são vendidos como sinônimo de felicidade, sonho, desejo celebrado.
Contratos pré-formulados são firmados na dinamicidade exigida pela sociedade globalizada,
notadamente, porque o consumidor sequer lê os termos aceitos, vez que não poderá alterá-los e não pretende perder a oferta apresentada como oportunidade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): André Perin Schmidt Neto
- Tamanho: 2743 KB
- Nº de Páginas: 297
- ISBN-10: 8520366643
Amostra Grátis do Livro
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