Contextualização e questões teóricas a cerca da Pedagogia da Alternância (Coleção Pedagogia da Alternância Livro 1)
Por Antonio Carlos Frossard Esta obra foi escrita com o intuito de levar o leitor à compreensão dessa metodologia de ensino que já tem 80 anos no mundo e quase meio século no Brasil. Mas, mesmo com esse tempo de história no país, ainda é desconhecida para muitos profissionais da Educação, universidades e grande parte da sociedade brasileira.
A Pedagogia da Alternância nasceu na França na Década de 1930, em pleno período da Segunda Guerra Mundial, e se fortaleceu como uma perspectiva de vida nova para os camponeses da pequena Srignac-Pboudou, no Sudoeste Francês. Espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil em anos finais da Década de 1960 – em pleno Regime Militar, sendo o primeiro país fora da Europa a implantar a Pedagogia da Alternância, seguido quase simultaneamente pela Argentina.
Tal como no contexto francês, a nova pedagogia chegou com perspectivas de novos horizontes de vida para os camponeses de Olivânia, localidade rural do município de Anchieta, no Espírito Santo. Sendo esta a primeira comunidade camponesa fora do território europeu a sediar uma escola de alternância. O segundo lugar a receber a Pedagogia da Alternância fora da Europa foi Moussy, na Província de Santa Fé, na Argentina.
Portanto, essa coleção, em seu primeiro volume, vem apresentar um pouco dessa história da Pedagogia da Alternância e as suas bases de funcionamento, levando a compreender por que ela se tornou uma referência em ensino e uma estratégia de desenvolvimento social do meio rural; sendo hoje aplicada em outras realidades formativas que não somente as relacionadas ao campo e às profissões agropecuárias.
Nesse primeiro volume são apresentadas ainda as questões referentes à legislação educacional do Brasil e da Argentina.
A Pedagogia da Alternância nasceu na França na Década de 1930, em pleno período da Segunda Guerra Mundial, e se fortaleceu como uma perspectiva de vida nova para os camponeses da pequena Srignac-Pboudou, no Sudoeste Francês. Espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil em anos finais da Década de 1960 – em pleno Regime Militar, sendo o primeiro país fora da Europa a implantar a Pedagogia da Alternância, seguido quase simultaneamente pela Argentina.
Tal como no contexto francês, a nova pedagogia chegou com perspectivas de novos horizontes de vida para os camponeses de Olivânia, localidade rural do município de Anchieta, no Espírito Santo. Sendo esta a primeira comunidade camponesa fora do território europeu a sediar uma escola de alternância. O segundo lugar a receber a Pedagogia da Alternância fora da Europa foi Moussy, na Província de Santa Fé, na Argentina.
Portanto, essa coleção, em seu primeiro volume, vem apresentar um pouco dessa história da Pedagogia da Alternância e as suas bases de funcionamento, levando a compreender por que ela se tornou uma referência em ensino e uma estratégia de desenvolvimento social do meio rural; sendo hoje aplicada em outras realidades formativas que não somente as relacionadas ao campo e às profissões agropecuárias.
Nesse primeiro volume são apresentadas ainda as questões referentes à legislação educacional do Brasil e da Argentina.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Antonio Carlos Frossard
- Tamanho: 780 KB
- Nº de Páginas: 113
- ISBN-10: 1976908345
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Contextualização e questões teóricas a cerca da Pedagogia da Alternância (Coleção Pedagogia da Alternância Livro 1), escrito por Antonio Carlos Frossard. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.