Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt

Por Cristian Abreu de Quevedo
Baixar Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt pdf, epub, mobi, eBook
“Considerações sobre o Pensar em Hannah Arendt” é a versão modificada do trabalho de conclusão de curso em Filosofia apresentado para a obtenção da licenciatura nessa tão importante área do conhecimento humano, ameaçado sempre que as tiranias chegam ao poder. Sejam as tiranias políticas ou as tiranias dos preconceitos e ideologias que aprisionam não somente os corpos, mas, as mentes e as subjetividades.

O que é o pensamento? Existe alguma relação entre o pensamento e a prática deliberada ou não da maldade? São estas as perguntas que são tratadas na obra “A vida do Espírito” de Hannah Arendt e com as quais nos ocuparemos neste trabalho.
Desde a obra Origens do Totalitarismo, onde a Arendt aborda o antissemitismo, o imperialismo e o totalitarismo, até sua obra póstuma e inacabada, “A vida do Espírito”, ela estuda a política ou a falta quando em estados de exceção como nos estados totalitários do nazismo, fascismo e estalinismo.

Essa constatação é de vital importância para entendermos que mesmo a questão do pensamento é, para Arendt, um problema político. Foi a partir do julgamento do carrasco nazista alemão Eichmann, ocorrido em 1965 na cidade de Jerusalém que originou a obra “Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal”, que Arendt se questionou sobre a ausência do pensamento e seu significado para o mundo público-comum que compartilhamos.

Arendt constata que apesar da grandiosidade dos crimes o agente se mostrava uma pessoa comum sem convicções ideológicas ou quaisquer motivações no sentido de uma deliberação, para a prática da maldade. O problema que então fica evidente é que o agente possuía uma única característica que o determinava: a irreflexão.

A partir do julgamento de Eichmann, com a constatação de que o mesmo possuía uma ausência de pensamento, que Arendt passa a investigar a relação entre o pensar e o mal, isto é, entre a capacidade de pensar e a de praticar a maldade contra os outros. A autora pergunta se a maldade, como ação ou deliberação tomada, é a condição para fazer-se o mal. Por outro lado, se é possível que o pensar esteja entre as condições que levam os homens a se absterem de fazer o mal?

Convidamos ao leitor para mergulhar conosco nessas linhas que abordam um tema não somente atual mas, também, instigante!

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Cristian Abreu de Quevedo
  • Tamanho: 1184 KB
  • Nº de Páginas: 79
  • Idioma: Português
  • Categoria: Filosofia

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt, escrito por Cristian Abreu de Quevedo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.