Complexidade e Pensamento Sistêmico: interfaces no ensino de Ciências e Geociências
Por Márcio André Rodrigues MartinsSobre o livro
Os textos que compõem esta obra apresentam reflexões de estudantes de um Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e de um Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em parceria com seus professores e orientadores, sobre o ensino de Ciências e Geociências, fundamentadas na teoria da complexidade de Edgar Morin.
O método de ensino e aprendizagem proposto pela teoria da complexidade se faz aberto a possibilidades, ao vir a ser a incertezas, ao erro e, também, à inovação próprios do estudo de transformações sociais, de culturas escolares e de outros tantos fenômenos complexos de natureza existencial.
No processo de aprender, educador e aprendiz são mutuamente influenciados pelas possibilidades abertas por estratégias pedagógicas que modificam o percurso do programa curricular previamente estabelecido.
Tanto o refinamento de estratégias quanto novos conhecimentos surgem durante a experiência, enquanto no seu início apresentavam-se apenas como possibilidades.
Discutindo a ciência da complexidade, que busca compreender o devir natural, esta obra traz reflexões sobre as instabilidades, o inusitado e as indeterminações próprias da vida.
Em suas escritas, os autores defendem a importância de superar os modelos baseados em programas lineares e organizados para transmitir informações sequencialmente.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




