Complementos à Metodologia Econômica

Por Nilson Barcellos Nunes
Baixar Complementos à Metodologia Econômica pdf, epub, mobi, eBook
O objetivo principal da “pesquisa básica” intitulada “Metodologia Econômica dos Homens e Bens Indistintos” (NUNES,N.B., 2013; BRASILEIRO, JUNIOR,N., “Metodologia Econômica”. 2013. Disponível: in: www.amazon.com.br) é apresentar uma pauta para a “pesquisa&desenvolvimento” da metodologia mesma.

Se, por um lado, a Metodologia Econômica, não se sustenta no mainstream econômico chupado do “transplante metodológico” das ciências exatas, notadamente, o “instrumentalismo metodológico”, atribuído a Milton Friedman, segundo Caldwell (CALDWELL, Bruce. Beyond positivism: economic methodology in the twentieth century. Londres: George Allen & Unwin, 1982. Apud, Carolina Miranda Cavalcante, Doutoranda em Economia, Universidade Federal Fluminense.Textos Para Discussão UFF/Economia in: “Filosofia da ciência e metodologia econômica: do positivismo lógico ao realismo crítico”. TD 210 Março/2007 – Disponível: UFF_TD210.pdf – Adobe Reader), por outro lado, é mister, que não se assenta numa transloucada elucubração filosófica mental (quer positivista, dedutivista, sequitária ou maniqueísta) que se resuma em demarcar a propriedade das especificidades de objetos particulares do conhecimento natural, biológico, social, econômico, etc…

Também o mainstream metodológico, precisa enfrentar uma dificuldade que não se soluciona no terreno dos princípios ou, no campo do desenvolvimento do “crescimento do conhecimento” científico: a construção da equação geral da estrutura a partir da “macroeconomia analítica” e, a desconstrução da “macroeconomia tradicional” a partir a matemática econômica, pretensa em substituir a economia política.

Se “fatores sociológicos” estão presentes na “evolução das teorias científicas” (Thomas Kuhn) e, os “raciocínios científicos” prescindem do “exame histórico” (Imre Lakatos), é porque a “Metodologia Econômica” não admite que seu objeto seja colocado entre o sujeito que o observa e o conhece, mas está ínsito aos fins econômicos específicos que o sujeito cognoscente faz demonstrar e a zona cinzenta superestrutural dos fins econômicos de bem estar social que a Metodologia Econômica dos Homens e Bens Indistintos prescinde desfilar.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Nilson Barcellos Nunes
  • Tamanho: 620 KB
  • Nº de Páginas: 53
  • Idioma: Português
  • Categoria: Metodologia Política e Ciências Sociais

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Complementos à Metodologia Econômica, escrito por Nilson Barcellos Nunes. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.