Como Vencer a Ansiedade: Princípios para um viver saudável
Por Eufrázio AraújoSobre o livro
Você está na iminência de fazer uma palestra. Na noite anterior tem insônia, náusea e se imagina fracassando.
Instantes antes do evento as mãos gelam e tremem, a respiração fica curta e cansada, tem sudorese e você acaba tendo um “branco.” Pense em outra cena: o seu compromisso é no final do mês, mas no dia cinco você já está preocupado, tenso, nervoso ao se lembrar do evento.
Estas situações são comuns em você? É chegada a hora de considerar esta sintomatologia!
As agressões se exacerbaram nesta geração: convulsões sociais, a supremacia do dinheiro, cada vez é mais difícil viver dignamente com o orçamento financeiro.
A violência rural e urbana, o trânsito desumano, o medo em todos os âmbitos, as competições profissionais, o volume do conhecimento disponível e que se precisa dominar, a questão das escolhas. As mudanças nos atingem numa velocidade nunca vista antes.
Estamos acelerados biológica e emocionalmente: excitados, tensos, apreensivos, medrosos, encurralados… explodimos! Estamos “desbussolados”, concordando com o psicanalista George Forbes, navegando ou naufragando na “modernidade líquida”, muito bem definida por Bauman.
As pesquisas do autor nesta temática tiveram início na década de oitenta. O que o moveu a estudar a ansiedade foi a sua própria realidade. Desde a infância apresentava a sintomatologia característica.
Quando na juventude era convidado a falar em público sentia, de imediato, contrações no estômago, perdia o apetite e no dia do evento acordava com náusea e sofria até o instante da apresentação.
O quadro se agravou quando ele foi trabalhar num banco federal e sentiu a pressão diária da responsabilidade profissional. Alguns meses de trabalho e as náuseas eram tão constantes que precisou ser internado por uma semana.
Após radiografias, endoscopia e exames laboratoriais não constataram problemas físicos, ainda não tinha desenvolvido úlcera, mas o médico notou que o Eufrázio estava pensando a vida de maneira errada, tensa e preocupada. Deu-lhe vários conselhos e o diagnóstico: ansiedade!
Neste livro o autor expõe o resultado de suas aprendizagens em pesquisas acadêmicas por mais de três décadas e em inúmeros atendimentos psicoterapêuticos. Você encontrará conteúdo balizado para enfrentar e suplantar uma das dores mais doídas deste século: A ANSIEDADE!
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




